Gil, Isabel Maria de Oliveira CapeloaCosta, Maria Teresa da Conceição2025-06-252025-06-252024-11-292023-05http://hdl.handle.net/10400.14/53754Para uma Cultura Visual do Farol: uma Abordagem Semiótica a partir do Bilhete-postal Ilustrado analisa um corpus selecionado de postais ilustrados, do século XX, com representações fotográficas de faróis da costa continental portuguesa. Desde a sua introdução em finais do século XIX e ao longo do século XX, o bilhete-postal ilustrado foi um meio de comunicação amplamente utilizado, correspondendo o seu apogeu ao primeiro quartel do último século. Com efeito, o bilhete-postal promoveu a circulação de uma ampla variedade de imagens fotográficas. Porque as imagens que transportou – e ainda transporta – merecem um olhar crítico, nas últimas décadas, veio a originar produção científica prolífica que contribuiu para a sua valorização enquanto objeto cultural complexo. Por isso, o bilhete-postal prefigura-se como um meio adequado para a análise daquele que é o protagonista visual das imagens fotográficas deste estudo: o farol. Por seu lado, os faróis são marcas marítimas imprescindíveis de auxílio à navegação que traçaram um longo trajeto histórico-evolutivo. São edifícios semióticos na medida em que emitem um sinal visual que anuncia uma mensagem simples: “zona de perigo” e “estais aqui” (segurança e geoposicionamento). Os próprios edifícios, pelas respetivas configurações físicas únicas, são sinais e a sua fisionomia surge registada nas cartas náuticas enquanto ponto de referência. Esta pesquisa questiona e investiga o modo como o bilhete-postal ilustrado constrói uma cultura visual do farol e, também, o modo como o farol tem impacto na construção de uma cultura visual. Para atender a estas perguntas, o estudo problematiza e demonstra as características intrínsecas do artefacto compósito bilhete-postal/farol. Ambos os objetos são analisados, nas suas singularidades individuais e no que têm em comum, enquanto meios de transmissão de mensagens, à luz de uma abordagem semiótica. Porque as imagens originais, reunidas em coleção, exibem edifícios da costa continental portuguesa, o estudo enquadra-se na realidade nacional. Como consequência disso, o estudo lança as bases para o entendimento da lógica político-administrativa e da analogia ontológica que fundamenta a fusão dos serviços de comunicações e alumiamento, efetuado pelo Estado, em Portugal, num período específico (1880-1892). O estudo revela, também, as circunstâncias que possibilitaram a união do bilhete-postal ao farol para cumprir o seu objetivo: o studium (Barthes, 2000) do corpus selecionado de bilhetes-postais com imagens fotográficas numa perspetiva denotativa, mas, também, numa perspetiva conotativa com o fito último de desvelar uma cultura visual do farol.Towards a Visual Culture of the Lighthouse: a Semiotic Approach based on the Picture Postcard analyses a corpus of selected picture postcards, from the 20th century, featuring photographic representations of lighthouses located on the Portuguese continental shoreline. Ever since their first introduction, in the end of the 19th century, and throughout the 20th century, picture postcards were a widely used means of communication. Its heyday corresponds to the first quarter of the 20th century. In fact, the postcard fostered the circulation of a wide range of photographic images. Once the images it carried – and still carries – deserve an insightful critical look, over the last decades, the picture postcard originated prolific scientific production, which enhanced its value as a complex cultural object. Hence, the picture postcard proves to be the suitable means to the analysis of the visual protagonist of the photographs studied in the current research: the lighthouse. On the other hand, lighthouses are indispensable maritime signals/aids to navigation which have undertaken a long material evolution path. They are semiotic buildings since they cast a visual signal that discloses a simple message: “danger zone” and “you are here” (safety to navigation and geo-positioning). The buildings themselves, through their individual material configuration, are signs and their physiognomy is depicted and recorded on nautical charts as key reference points. This research queries how the picture postcard accrues to a visual culture of the lighthouse while it also asks how the lighthouse has impact on the construction of a visual culture. To answer these questions the research problematizes and reveals the intrinsic characteristics of the composite artifact picture postcard/lighthouse. To that end, both objects are examined in their singular individualities and in what they share as means to convey messages, in the light shed by a semiotic approach. Once the original images, gathered in a picture postcard collection, reveal buildings located on the Portuguese continental shoreline, both the research and its framework take the national reality as their subject matter. Therefore, the research lays the foundations to grasp the political and administrative reason and the ontological analogy that lies at the heart of the fusion of the communications and lighthouse services, carried out by the Portuguese State, in a specific period (1880-1892). This study uncovers, too, the circumstances which afforded the union between the picture postcard and the lighthouse, to meet its goal: the studium (Barthes, 2000) of the selected corpus of picture postcards with photographic renderings of the lighthouse both from a denotative perspective, but also, and foremost, from a connotative perspective with the aim of disclosing a visual culture of the lighthouse.porBilhete-postal ilustradoFarolMeios de comunicaçãoSemióticaFotografiaCultura visualPicture postcardLighthouseMeans of communicationSemioticsPhotographyVisual culturePara uma cultura visual do farol : uma abordagem semiótica a partir do bilhete-postal ilustradodoctoral thesis101741758