Valverde, Camilo José LopesCasaca, Eliana Filipa Gaspar2020-11-112021-01-052018-07-102018http://hdl.handle.net/10400.14/31334Diariamente, as organizações tentam ultrapassar o desafio de gerir várias gerações existentes no mesmo contexto laboral, e também o facto cada uma destas gerações terem perceções diferentes acerca das várias situações com que se deparam neste contexto. O âmbito desta investigação é identificar as diferentes perceções em relação a três dimensões - a autonomia grupal, o conflito intergrupal e o desempenho grupal - das três gerações existentes no Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Estas gerações encontram-se classificadas por Baby Boomers – indivíduos nascidos entre 1946 e 1964; a Geração X em que os indivíduos nasceram entre 1965 e 1977 e a Geração Y, que agrupa aqueles que nasceram entre 1977 e 1995. Pretende-se, assim, desta forma, responder à questão de investigação através dos resultados do estudo empírico realizado no hotel. Face à amplitude etária dos colaboradores do Hotel, que integra colaboradores com faixas etárias muito distintas, é usual verificar-se a existência de novos padrões organizacionais, como por exemplo, serem os colaboradores mais novos a delegar tarefas aos colaboradores mais velhos. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, foi efetuado um breve enquadramento teórico onde é abordado o conceito de geração, classificando cada uma das gerações e enquadrando também uma revisão teórica acerca das três dimensões estudadas na investigação. Para o estudo de caso foi utilizada uma abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, direcionado aos colaboradores do Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Adicionalmente, foi utilizada também a observação participante e técnicas documentais escritas. Dos resultados obtidos, verificou-se que dentro das perceções das gerações acerca das três dimensões estudadas, não existem diferenças estatisticamente significativas.On a daily basis, organizations try to overcome the challenge of managing multiple generations in the same labour context, and also the fact that each of these generations have different perceptions of the various situations they face in this context. The scope of this research is to identify the different perceptions in relation to three dimensions - group autonomy, intergroup conflict and group performance - of the three generations existing in Sheraton Lisboa Hotel & Spa. These generations are classified by Baby Boomers - individuals born between 1946 and 1964; Generation X in which the individuals were born between 1965 and 1977 and Generation Y, which groups those who were born between 1977 and 1995. In this way, it is intended to answer the question of investigation through the results of the empirical study carried out at the hotel. Considering the age range of the Hotel employees, which integrates employees with very different age groups, it is usual to verify the existence of new organizational standards, such as being the newest employees to delegate tasks to the older employees. In order to contextualize the study object of this work, a brief theoretical framework was carried out where the concept of generation is approached, classifying each of the generations and also framing a theoretical revision about the three dimensions studied in the investigation. For the case study, a quantitative approach was used, using a questionnaire survey, directed to the collaborators of Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Participant observation and written documentary techniques were also used. From the results obtained, it was verified that within the perceptions of the generations about the three dimensions studied, there are no statistically significant differences.porGeraçõesAutonomia grupalConflito intergrupalDesempenho grupalEstudo de casoGenerationsGroup autonomyIntergroup conflictGroup performanceCase studyPerceções geracionais sobre a autonomia e desempenho grupal e conflito intergrupalmaster thesis202101460