Ramalho, Carla Susana Rodrigues da CostaLeal, Maria do Carmo Horta Carneiro de Sá2022-03-142022-03-142021-12-172021-11http://hdl.handle.net/10400.14/37006O presente estudo integra a avaliação da utilidade e eficácia percebida da aplicação “MoodMission” por uma amostra de adultos da população portuguesa. MoodMission é uma aplicação digital educacional que propõe estratégias baseadas em evidência da Terapia Cognitiva Comportamental com o objetivo de ajudar na gestão de stress e de sintomatologia ansiosa e depressiva. Os objetivos deste estudo são, por um lado, explorar os efeitos da utilização da aplicação num grupo clínico e num grupo comunitário, avaliando as suas diferenças entre pré e pós utilização e, por outro lado, explorar também as perceções dos indivíduos face à utilização da app. Sendo um estudo longitudinal, adotando--se uma metodologia mista, tendo a participação neste estudo englobado dois momentos de avaliação e respetivos instrumentos. No primeiro momento foi aplicado o Questionário sociodemográfico e no segundo o “Questionário informação sobre a app MoodMission”, em ambos os momentos foi também aplicada a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar. Entre os dois momentos, os participantes utilizaram a app MoodMission durante 30 dias. Participaram 26 adultos, considerados em dois grupos, um clínico (com diagnóstico de ansiedade e/ou depressão) e um comunitário (sem diagnóstico). Após a recolha dos dados nos dois momentos de avaliação, averiguaram-se as diferenças de sintomatologia entre T1 e T2 e entre grupos, pretendeu-se entender as alterações ao nível de bem-estar e a influência do grupo de pertença, analisando-se ainda as perceções dos participantes relativamente à sua experiência com a aplicação. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em termos de sintomatologia ansiosa e depressiva nos dois momentos de avaliação. Para além disso, também não se encontraram diferenças entre os grupos em termos de sintomatologia ansiosa. Em termos de sintomatologia depressiva encontraram-se diferenças estatisticamente significativas, evidenciando-se a relevância do grupo de pertença na sintomatologia depressiva, no primeiro momento de avaliação. Em termos das perceções da app MoodMission, encontraram-se benefícios relativos às missões sugeridas pela mesma, a sua acessibilidade, simplicidade e originalidade. Não obstante as suas limitações, o presente estudo contribuiu para uma melhor compreensão dos benefícios psicológicos da utilização da aplicação MoodMission.The present study intended to evaluate the perceived usefulness and effectiveness of the “MoodMission” app with a sample of adults from the Portuguese population. MoodMission is an educational app that offers strategies based on evidences of Cognitive Behavioral Therapy, its aim is to help manage stress and anxiety and depressive symptoms. On the one hand, the goals of this study are to explore the impact of usage of this app, on a clinical group and on a community group, also evaluating its differences between pre e post utilization. On the other hand, explore the perceptions of the individuals regarding the use of the app. It is a longitudinal with a mixed and methodology, participation in this study encompassed two moments of assessment and delivered the respective instruments. In the first moment, the socio-demographic questionnaire was applied and in the second the “Questionnaire of information about the MoodMission app”, in both times it was also applied the “Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar”. Between these two moments, the participants were asked to use the app for 30 days. The sample has 26 adults, having been later divided into two groups, clinical (with a diagnosis of anxiety and/or depression) and community (no diagnosis). After collecting the data from the two evaluation moments, we investigated the differences in symptoms between T1 and T2, but also between groups, we also tried to understand the changes in well-being levels and whether the groups had any impact in those changes regarding their experience using the app. No differences statistically significant were found in terms of symptoms of anxiety and depression in both evaluation moments. Furthermore, no differences were found between the groups in terms of symptoms of anxiety. However, there were found statistically significant differences in terms of depressive symptoms, stressing the importance of the relevance of the belonging group in depressive symptomatology, in the first evaluation moment. In terms of the perceptions of the app MoodMission, benefits were found regarding the missions suggested by the app, but also its accessibility, simplicity and originality. Despite its limitations, this study contributed to a better understanding of the psychological benefits of using the MoodMission app.porAvaliação da utilidade e eficácia percebida da aplicação ‘MoodMission’ por uma amostra de adultos da população portuguesamaster thesis202950050