Ferreira, Maria Amélia DiasLopes, Nuno Miguel Vieira2022-03-092022-03-092014-03-122013-03http://hdl.handle.net/10400.14/36945A Enfermagem é uma disciplina do conhecimento que possui um campo de intervenção próprio, tomando por objeto a resposta humana aos problemas de saúde e as transições de vida, através do desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para o crescimento profissional e desenvolvimento de competências específicas com vista a alcançar boas práticas que configuram cuidados seguros e de qualidade. Prosseguiu-se com os estudos para o Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica atendendo à experiência profissional e à área de atuação preferida. O presente relatório pretende dar resposta a um processo avaliativo e apresentar as competências desenvolvidas na Unidade Curricular de Estágio em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O estágio de Enfermagem Médico-Cirúrgica desenvolveu-se em dois momentos, no Serviço de Urgência e na Comissão de Controlo de Infeção da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Posteriormente, foi redigido o presente relatório com recurso a uma metodologia crítica e reflexiva, dividido em três partes: primeiro a introdução que faz um enquadramento do relatório, do estágio e dos objetivos; a segunda parte de desenvolvimento de competências adquiridas, organizadas com base nos domínios de competência estabelecidos pela Ordem dos Enfermeiros, e por fim a última parte, que procura evidenciar o desenvolvimento profissional com base nas competências adquiridas. Com a realização do estágio foram adquiridas competências de especialista decorrentes do aprofundamento das competências comuns e aquisição de competências específicas. Desenvolveu-se uma prática com base no julgamento intencional, autorregulado, resultante da interpretação, análise, avaliação e inferência, bem como da explanação das evidências, considerações concetuais, metodológicas e contextuais, privilegiando uma Enfermagem autónoma com ênfase no desenvolvimento da capacidade para o diagnóstico e implementação de intervenções de Enfermagem, por oposição a uma prática que nos convida à modelagem e socialização com esquemas de trabalho pré-definidos.Nursing is the specific field of study of the human response to health problems and life transitions. Best practices and safe and high quality care are achieved through the development of knowledge and specific skills of the professionals in this area. The decision to choose the Master's degree in Nursing with Specialisation in Medical-Surgical Nursing was based on preferences and work experience gained. This report will explain the skills and competencies acquired and achieved in the Medical-Surgical Nursing Training Unit. The training took place in the Emergency Unit and in the Infection Control Committee of the Local Health Unit of Matosinhos. This report, through the use of critical and reflective methodology, is divided into three parts: Introduction and objectives; “Association of Nurses” competency requirements achieved; Evidence of the professional development. The skills acquired are both common skills. i.e., development of general nursing skills or specific as the ones acquired through the treatment of a person in a critical condition. It was developed a practice based on the intentional judgement, result of interpretation, analysis, evaluation and inference as well as explanation of the evidences and conceptual considerations. The focus was independence of diagnosis and implementation of nursing practices as opposed to pre-determined models and ways of working.porRelatório de estágio : rumo aos cuidados especializados ao doente críticomaster thesis201494710