Martins, José Cândido de Oliveira2021-09-102021-09-102013-12-311413-9073http://hdl.handle.net/10400.14/34742A ficção do escritor português contemporâneo Mário de Carvalho fixa-se justamente no tópico da ruína ou barbárie cultural, como sintoma preocupante de uma cultura pós-moderna. Essa ignorância crescente de matrizes culturais insubstituíveis não é uma manifestação de neoconservadorismo, mas antes uma evidente preocupação ética do escritor e intelectual perante uma das faces da preocupante barbárie cultural dos tempos contemporâneos. Isso é particularmente evidente em algumas das suas narrativas, problematizando assim, indirectamente, a função ou natureza empenhada da arte literária, postura secundada por vários pensadores contemporâneos – de Theodor Adorno e Edward Said até George Steiner ou Peter Sloterdijk.The fiction of Portuguese contemporary writer Mário de Carvalho addresses the specific topic of cultural ruin, i.e. cultural barbarism, as an upsetting symptom of postmodern culture. The growing ignorance about irreplaceable cultural matrices remains as a major ethical concern of this writer vis-à-vis one of the faces of contemporary cultural barbarism. This concern even surpasses his neoconservative attitude. This becomes particularly clear in some of his narratives, therefore problematizing, indirectly, the engaged function or nature of literary art as followed by several contemporary thinkers – from Adorno and Said to Steiner or Sloterdjk.porBarbárie da ignorânciaÉtica intelectualMário de CarvalhoMemória culturalPós-modernismoBarbarism of ignoranceIntellectual ethicsCultural memoryPostmodernismA barbárie da ignorância e a ética da vigilância crítica na cultura pós-moderna e na ficção de Mário de CarvalhoThe barbarism of ignorance and the ethics of critical surveillance in postmodern culture and in the fiction of Mário de Carvalhojournal article10.22409/gragoata.v18i35.32949