Figueiredo, Amélia SimõesRabiais, Isabel2021-09-032021-09-0320159789899948600http://hdl.handle.net/10400.14/34646O principal objetivo da educação de adultos para a cidadania é proporcionar a aquisição de competências que propiciem a inserção responsável através do desenvolvimento social e humano em projetos, considerando que a lógica do desenvolvimento local se estrutura em torno da intencionalidade das orientações da ação formativa, na promoção de valores comunitários. Neste enquadramento, surge o projeto “Capacitar para salvar”, no âmbito da missão da Universidade Católica Portuguesa, que se expande agora aos estudantes da Universidade sénior. Assumimos como objetivos caracterizar os atores no que concerne ao género, idade; divulgar os indicadores de avaliação de processo e reforçar a importância da formação de adultos na promoção de valores. Metodologicamente estamos perante um estudo de abordagem quali-quantitativo, com recurso à análise de conteúdo e ao tratamento estatístico dos dados, resultantes da aplicação de questionários a estudantes de uma universidade sénior numa Junta de Freguesia da cidade de Lisboa. Os resultados apontam uma intencionalidade da ação dos atores, movida e assente na racionalidade de procedimentos ensinados, instruídos e treinados sobre suporte básico de vida. As conclusões sugerem a capacitação dos atores, numa perspetiva de cidadania e saúde que anuncia a (re)construção identitária e o desenvolvimento de uma consciência cívica visada.The main objective of adult education for citizenship is to enable the acquisition of competences that enhance the responsible insertion through social and human development in projects, given that the logic of local development is structured around the intent of the guidelines of the formative action in promotion of community values. In this context, the project “Empowering to save” comes within the mission of the Catholic University, which is now expanding to students of senior University. We assume as objectives to characterize the actors with regard to gender, age; disclose the process of evaluating indicators and reinforce the importance of adult education in promoting values. Methodologically this is a study of a qualitative and quantitative approach, using content analysis and statistical processing of data, resulting from the application of questionnaires to students at a senior university in a Parish Council of Lisbon. The results point towards the actor’s will to act, driven and supported by in a rationality of taught procedures, instructed and trained in basic life support. The conclusions suggest the training of actors, in a perspective of citizenship and health announcing the identity (re)construction and the development of a civic consciousness.porCapacitarCidadania e formação de adultosEmpowermentCitizenship and adult trainingCidadania e construção cívica revisitando adultos: um processo de capacitação na terceira idadejournal article