Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraMateus, Maria Inês Brito2020-01-282020-01-282018-02-022017http://hdl.handle.net/10400.14/29374Este estudo foi realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação, vertente de Comunicação, Marketing e Publicidade, da Universidade Católica Portuguesa, e pretende dar um contributo na área da comunicação, focando-se nomeadamente, no conceito do marketing relacional aliado ao comportamento do consumidor. De uma forma sintética, realizou-se um estudo de estudo de caso, cujo objecto de estudo foi a Super Bock, onde o foco foi estudar de que forma as campanhas publicitárias relacionadas com os afectos contribuem para uma alteração do comportamento do consumidor. Esta questão é pertinente ser aprofundada no sentido em que, actualmente, as marcas utilizam-se do marketing relacional como estratégia de criação de valor e notoriedade em relação à concorrência. Mais do que a venda de um produto físico, as marcas passaram a vender emoções, valores e sentimentos para que, desta forma, consigam permanecer na mente dos consumidores associadas a lembranças positivas (cf. Lipovetsky, 2015). Tal como defendem Crosby e Johnson (2004) o consumidor enquanto ser racional é dotado de emoções, como tal, procura cada vez mais satisfazer as suas necessidades e ir ao encontro daquilo que o satisfaz, sendo que, é aqui neste ponto que o marketing relacional em conjunto com a publicidade afectiva, tem vindo a melhorar o envolvimento da marca com os consumidores, contribuindo assim para o fortalecimento desta relação. Trata-se de uma dissertação assente numa metodologia mista, incindindo numa investigação qualitativa e quantitativa, onde se realizou um questionário junto da população portuguesa, em que se obtiveram 570 respostas válidas. A análise dos resultados revela que a Super Bock estabelece uma relação próxima com os seus consumidores, o que quer dizer que, o marketing relacional contribuiu evidentemente para manter esta relação marca-consumidor. Para além disto, contribuiu ainda para um aumento da notoriedade da marca. Contudo, os resultados não evidenciaram claramente a relação entre um aumento do consumo derivado da afectividade presente nas campanhas publicitárias.This study was conducted following the final project for the Master in communication sciences, with a major in Comunication, Marketing and Advertising, from Universidade Católica Portuguesa and intends to contribute to the area of communication. This study is focused on the relational marketing allied to the consumer behaviour. Summarizing, this investigation’s purpose is to study how adverstising campaigns related to the affects contribute to change the consumer behaviour. For realize this, we choosed a study case which object was Super Bock. This is an important matter considering that brands use relational marketing as a strategy of value creation regarding to competitors. More than salling a fisical product, brands need to sell emotions, feelings and values to remain in the mind of the consumers as to positive memories. The consumer, while a rational human being, is gifted of emotions and as such searches more and more to satisfy their needs. The relational marketing together with the affective publicity, has been improving the involvement of the brand with the consumers, contributing to reinforce this relationship. In this investigation we have choose a methodology which is more adoptable for this study, where the analysis was quantitaive and qualitative. For this, we have realized a inquiry about the portuguese population which obtained 570 valid answers. The results analysis showed that Super Bock brand establishes a relationship with its consumers. This means that the relational marketing contributes to maintain the relation between the brand and the consumer. Furthermore it also contributed to increase the notoriety of the brand. However, the results did not evidenced, clearly, the relation between the consumption increase of the brand due to the presence of afectivity in advertising campaigns.porMarketing relacionalComportamento do consumidorAfectosMarca e publicidadeRelational marketingBrands and advertisingConsumer behaviourAffectionsMarketing relacional : a afectividade como factor de diferenciação na gestão das marcas do século XXI : a estratégia da marca Super Bockmaster thesis201877694