Julião, Jorge Manuel SoaresGaspar, Marcelo Rudolfo CalveteLopes, Ana Mafalda Lima2021-02-032021-02-032020-07-102020http://hdl.handle.net/10400.14/31880A importância do setor do turismo na economia portuguesa e mundial, nestes últimos anos, tem sido bastante significativa. Na verdade, o setor do turismo em Portugal estava responsável por 15% do PIB. Contudo, esta é uma área que, de acordo com a velocidade da mudança do mundo atual, necessita de se adaptar constantemente às novas ideologias, ideais e modo de vida dos consumidores. Com a massificação de produtos e serviços, o humano espera mais das empresas, mais dos profissionais e procura mais intensidade nas emoções. Portanto, procura conectar-se ao mundo idílico e desconectar-se da vida quotidiana. Nessa procura pelas emoções, surge a economia de experiência, que envolve mais do que o setor do turismo, mas que teve grande impacto neste. Como tal, neste trabalho final de mestrado, estuda-se e desenvolve-se o conceito e antropologia da experiência e como esta é aplicada ao mundo do turismo. Da mesma forma, dimensiona-se quais os fatores relevantes numa experiência para o turista e como se transformam as mesmas num setor de “Turismo de Experiência”. Para corroborar o estudo da arte desenvolve-se um questionário realizado presencialmente aos turistas no Porto, para que classifiquem as experiências da cidade de acordo com as dimensões definidas por Gilmore e Turner (1999) e no qual se verifica a verdadeira importância das experiências para o turista. Este é um tema que é recente e que apenas começou a ser desenvolvido como “Turismo de Experiência” em 2010 no Brasil. Porém, o estudo da economia de experiência remonta à década de 90. Como tal, pretende-se compreender a evolução da classificação e denominação das experiências no turismo.The importance of the tourism sector in the Portuguese and world economy in recent years has been quite significant. In fact, the tourism sector in Portugal was responsible for 15% of the GDP. However, this is an area that, according to the speed of change in the world today, needs to constantly adapt to the new ideologies, ideals and way of life of consumers. With the massification of products and services, humans expect more from companies, more from professionals, and demand more intensity in their emotions. Therefore, they seek to connect to the idyllic world and disconnect themselves from everyday life. In this search for emotions, the economy of experience arises, which involves more than the tourism sector, but has had a great impact on it. As such, in this final master's work, the concept and anthropology of experience is studied and developed and how it is applied to the world of tourism. In the same way, it is dimensioned what are the relevant factors in an experience for the tourist and how they are transformed into a sector of "Experience Tourism". To corroborate the study of art, a questionnaire is developed in person to tourists in Porto, so that they can classify the experiences of the city according to the dimensions defined by Gilmore and Turner (1999) and in which the real importance of the experiences for the tourist is verified. This is a recent theme that has only begun to be developed as "Experience Tourism" in 2010 in Brazil. However, the study of experience economy dates back to the 90s. As such, it is intended to understand the evolution of the classification and denomination of experiences in tourism.porExperiênciaTurismoTurismo de experiênciaEconomia da experiênciaExperienceTourismExperience tourismExperience economyProdutos e serviços turísticos de experiência : caraterização da oferta na cidade do Portomaster thesis202560953