Carvalho, Marisa SimõesRocha, AlbertoCosta, Gil Ferreira Marta Carreira da2024-09-242024-09-242024-07-102024-07http://hdl.handle.net/10400.14/46685A aceleração académica é uma das medidas educativas mais utilizadas com o objetivo de satisfazer as necessidades específicas de alunos com sobredotação. Este estudo tem como propósito explorar a perspetiva de pais de alunos com sobredotação que beneficiaram de medidas de aceleração académica, caracterizando as suas experiências e opiniões sobre estas medidas, bem como o impacto que tiveram no desenvolvimento académico e socioemocional dos seus filhos. Para tal, foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas centradas nos seguintes domínios principais: (a) Antecedentes da aceleração académica; (b) Durante o processo de aceleração académica; (c) Consequências académicas da aceleração; (d) Consequências socioemocionais da aceleração; (e) Características contextuais e apoios; (f) Se as medidas não tivessem sido aplicadas, (g) Sugestões para o futuro da aceleração académica. Foi realizada uma análise temática utilizando o software NVIVO 14, permitindo a comparação de experiências, opiniões e perceções destes pais no que toca a características do aluno antes de ser realizada a aceleração académica, consequências académicas e socioemocionais da aceleração académica e principais dificuldades e obstáculos encontrados durante o processo. Os resultados deste estudo fornecem implicações relevantes para a implementação de medidas de aceleração académica e para a inclusão de alunos com sobredotação no sistema de ensino.Academic acceleration is one of the most commonly used educational measures to meet the specific needs of gifted students. This study aims to explore the perspectives of parents of students who have undergone academic acceleration, characterizing their experiences and opinions on these measures, as well as their impact on their children's academic and socio-emotional development. To achieve this, eight semi-structured interviews were conducted, focusing on the following main domains: (a) Before acceleration; (b) The process of academic acceleration; (c) Academic consequences of acceleration; (d) Socio-emotional consequences of acceleration; (e) Contextual characteristics and supports; (f) Without the acceleration; (g) What must change in the usage of academic acceleration measures. A thematic analysis was conducted using NVIVO 14 software, allowing for a comparison of the experiences, opinions, and perceptions of these parents when it comes to characteristics of the student before academic acceleration, academic and socio-emotional consequences of academic acceleration and the main difficulties and obstacles encountered during the process. The results of this study provide relevant implications for the implementation of academic acceleration measures and for the inclusion of gifted students in the education system.porAceleração académicaSobredotaçãoAltas capacidadesAcademic accelerationGiftednessHigh abilitiesImpacto da aceleração académica em alunos com sobredotação : a perspetiva dos pais no contexto das políticas educativas portuguesasmaster thesis203691709