Martins, José Cândido de OliveiraGarcia, Dídia Maria2019-07-102019-06-282019http://hdl.handle.net/10400.14/27888A escrita é uma competência comunicativa tão importante como a oralidade, e por esse motivo, requer a devida atenção e estudo. Sendo o nosso objetivo procurar estudos da área da escrita cognitiva e destes expor alguns modelos de escrita, analisaremos estes trabalhos de investigação com a finalidade de criar estratégias e metodologias apropriadas e aplicá- los às aulas do nosso estágio. Este Relatório testará então se essas mesmas estratégias e metodologias foram ou não bem-sucedidas, enquanto, juntamente demonstra o quanto importante é o ensino da escrita não só para PLM, mas também sobretudo para PLNM.Writing is a communicative competence as important as talking, and, for this reason, it requires its due attention and study. Being our main goal to search for studies in the area of cognitive writing and to explain some of writing models and in order to apply them at our internship classes we analyzed them, and from it created some appropriate strategies and methodologies that promotes writing. This report, therefore, will shed some light upon whether these same strategies and methodologies have succeeded or not, while demonstrating how important is to teach how to write not only for Portuguese as Native Language (NL) but also especially for Portuguese Foreign Language/Second Language (FL/PL2).porEscritaCompetênciaModelo de escritaEstratégiasPLNMWritingCompetenceWriting modelStrategiesPFL/PL2Modelos e processos de escrita : estratégias de aperfeiçoamento : da planificação à revisão do texto escrito em PLNMmaster thesis202261115