Silva, Nuno Luís Caçote daFernandes, Elisabete Maria Santos2019-02-042018-10-082018http://hdl.handle.net/10400.14/26819literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem‐estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito da prática profissional do mestrado em ensino da música, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, centrou‐se na conceção, na implementação e na avaliação do programa “MusicalMente – educação emocional com teatro musical”. Este é um programa onde através de atividades artístico‐culturais ludopedagógicas, realizadas na conceção e produção de projetos interdisciplinares e transdisciplinares de teatro musical, pretende‐se promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Neste projeto, realizado entre junho de 2017 e junho de 2018 no Conservatório d’ Artes de Loures, participaram 100 alunos (25 de 1.º ciclo, 25 de 2.º ciclo, 25 de 3.º ciclo e 25 do ensino secundário). Utilizou‐se uma metodologia de investigação de índole mista (qualitativa e quantitativa) e para a recolha de dados foram utilizados instrumentos qualitativos (observação direta e diário de bordo) e quantitativos (inquéritos por questionário). O projeto culminou com a apresentação pública do musical Shrek. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa permitem verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente apresenta‐se como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.The literature regarding emotional intelligence has shown us that the interventions on the emotional skills promotion, namely the emotional education programs developed in schools, can play a decisive role in the well‐being, fulfilment, success, positive development and in the happiness of the children and teenagers. This pedagogical intervention program, done in the scope of the music teaching masters, from School of Arts of the Universidade Católica Portuguesa in Porto, focus in the design, implementation and evaluation of the “MusicalMente – emotional education with musical theatre” program. This is a program that intends to promote and develop emotional skills through artistic‐cultural ludo‐pedagogical activities, undertaken in the design and setting up of interdisciplinary and transdisciplinary musical theatre projects in students from the 1st grade to highschool. In this project, development comprehended between June of 2017 and June of 2018 in Conservatório d’ Artes de Loures, participated 100 students (25 students from 1st to 4th grade, 25 students from 5th to 6th grade, 25 students from 7th grade to 9th grade and 25 students from 10th grade to 12th grade). The used methodology was investigation of a mixed nature (qualitative and quantitative) and were used qualitative (direct observation and logbook) and quantitative (survey) instruments for data gathering. The project culminated with the public presentation of Shrek the musical. The results obtained in the evaluation of the design, setting up and efficiency of the program allows to verify that this program was effective in the development of emotional skills and that it had a high receptivity from the students. Thereby, we can conclude that MusicalMente presents itself as a promising proposal for the student’s emotional skills development, trough the developing of artistic musical theatre projects.porInteligência emocionalCompetências emocionaisEducação emocionalEducação artísticaTeatro musicalEmotional intelligenceEmotional skillsEmotional educationArtistic educationMusical theatreRelatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : MusicalMente : programa de educação emocional com teatro musicalmaster thesis202106284