Baptista, Isabel Maria de CarvalhoSousa, Isabel Maria Carvalho Correia de2022-07-272022-07-272022-05-042021-12http://hdl.handle.net/10400.14/38410O presente trabalho corresponde a uma dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – especialização Pedagogia Social e intitula-se “A hospitalidade social como paradigma de intervenção – um estudo de caso”. O estudo que nos propusemos realizar assentou em inquietações pessoais emergentes do nosso contexto profissional e visou compreender em que medida as dinâmicas de trabalho em rede previstas atualmente no âmbito as políticas socioeducativas se constituem como práticas de partilha e de cooperação entre atores. Neste sentido, para efeitos de fundamentação do quadro teórico recorreu-se a bibliografia sobre educação, desenvolvimento sociocomunitário e hospitalidade, balizada pela Pedagogia Social. Em termos empíricos, foi desenvolvido um estudo de caso, enquadrado por uma abordagem qualitativa, visando identificar a perceção dos atores sociopedagógicos sobre valores, práticas de hospitalidade e necessidades de formação no âmbito do trabalho sociopedagógico em rede.The present work corresponds to a dissertation presented to the Catholic University of Portugal, Faculty of Education and Psychology to obtain a Master's degree in Educational Sciences - specialization in Social Pedagogy and is entitled "Social hospitality as an intervention paradigm - a case study". The study that we proposed to carry out was based on personal concerns emerging from our professional context and aimed to understand the extent to which dynamics of network work currently provided for in the scope of socio-educational policies to be effective as practices of sharing and cooperation between actors. In this sense, to support the theoretical framework, bibliography on education, socio-community development and hospitality was used, guided by Social Pedagogy. In empirical terms, a case study was developed, framed by a qualitative approach, to characterize the perception of socio-pedagogical actors about values, hospitality practices and the need for training in the context of socio-pedagogical work in a network.porPedagogia socialHospitalidade socialHospitalidade interinstitucionaRede de atores sociopedagógicosIntervenção sociopedagógicaSocial pedagogySocial hospitalityInterinstitutional hospitalityNetwork of socio-pedagogical actorsSocio-educational interventionA hospitalidade como paradigma de intervenção sociopedagógica : um estudo de casomaster thesis203041526