Machado, Joana Pinto Leite CésarMachado, Diogo Ferradeira Soares Pinto2022-05-162022-05-162014-03-052013-09http://hdl.handle.net/10400.14/37576Com o objectivo de manter níveis elevados de satisfação entre os clientes e de maximizar o potencial de cada divisão do El Corte Inglés-Gaia, foi proposto, por parte da organização, a realização de um estudo de mercado. A principal premissa deste trabalho centra-se no estudo das causas da visível estagnação das vendas do espaço de “Acessórios e Roupa Interior Homem”. Neste trabalho, utilizou-se a metodologia de action research, tendo esta sido complementada por uma revisão da literatura com um enfoque específico na temática do comportamento do consumidor. Com a finalidade de elaborar um estudo consistente, retirou-se uma amostra de 254 indivíduos que engloba não só os clientes que realizam compras no espaço em estudo, “Acessórios e Roupa Interior Homem”, como clientes que apenas realizam compras nos restantes espaços do piso, que inclui também a “Moda Homem” e “Moda Jovem”. Foram ainda realizadas 102 observações, para um estudo mais aprofundado do comportamento de compra da amostra. Os resultados do estudo não derivaram unilateralmente de uma causa isolada, mas de um conjunto de factores que, de certa forma, contribuem para o declínio das vendas do espaço “Acessórios e Roupa Interior Homem”. Por serem produtos com um ciclo de vida considerável, 72.4% dos respondentes só os compram quando realmente necessitam. Dado o contexto económico desfavorável em que Portugal se encontra, o preço é um factor determinante aquando da compra de um produto e, neste caso, 27,5% dos respondentes consideram que os preços praticados são elevados. Em suma, é fulcral repensar e adequar as estratégias para o espaço “Acessórios e Roupa Interior Homem” que preencham as lacunas enumeradas. Neste sentido, o El Corte Inglés – Gaia deverá adoptar medidas relacionadas com o reposicionamento dos produtos para locais com maior movimentação, aumentando a sua visibilidade e fomentando, assim, a compra por impulso, bem como medidas relacionadas com a definição de estratégias de preços adequadas à realidade económica e poder de compra dos clientesIn order to maintain high levels of customer satisfaction and to maximize each section’s potential, El Corte Inglés – Gaia made a proposal for the development of a market research. The main goal of this research is to understand the possible causes for the sales stagnation in the “Man Accessories and Underwear” section. The methodology used in this study was the action research methodology, which was complemented by a literature review with a specific focus on consumer behavior. Given the importance that the present research has to El Corte Inglés – Gaia, the sample included 254 individuals and involved not only “Man Accessories and Underwear” section costumers, but also the costumers of the other sections of this floor (“Youth and Man Fashion”). It was also conducted an observational study, involving 102 observations, which allowed a deeper understanding about our costumers’ buying behaviors. The analysis of the results did not allow us to reach a single conclusion. Instead, we found several factors that, in some way, contribute to the “Man Accessories and Underwear” sales rupture. Regarding the product category and its long product life cycle, 72,4% of the individuals only purchase this type of items when there is an actual need. The adverse economic context that Portugal is in, also influences the costumers’ behavior. The product’s price is a crucial factor during the decision-making process, and 27,5% of the “Man Accessories and Underwear” costumers consider the prices too high. In summary, it is essential to rethink and adapt the strategies to fulfill the existent “Man Accessories and Underwear” section gaps. Thereby, El Corte Inglés – Gaia should increase the products visibility by repositioning them in more exposed areas, so that the impulse purchase could be enhanced, and adopt pricing strategies suitable to the costumers’ purchasing power and to the economic environment.porEl Corte Inglés – GaiaComportamento do consumidorEstudo de mercadoVestuárioAcessórios e roupa interior homemConsumer behaviorMarket researchClothesMan accessories and underwearEstudo de mercado no El Corte Inglés - Gaia : divisão roupa interior e acessórios homem e divisões moda homem e moda jovem elemaster thesis201496534