Fonseca, António Manuel Godinho daSimões, Silvia Mariza2012-07-252012-07-252009-07http://hdl.handle.net/10400.14/8669Estudos recentes salientam que a avaliação da formação é frequentemente realizada através de abordagens genéricas, e sugerem vantagens na utilização de questionários de auto-eficácia específica aos conteúdos de programas de formação. Para aprofundar a avaliação da formação ao nível da aprendizagem, apresenta-se um estudo de caso referente a um programa de formação sobre dinamização de grupos na análise de problemas, realizado em Outubro e Novembro de 2008, envolvendo: 20 participantes, finalistas dos cursos de Direito, Economia, Gestão e Psicologia; um formador e dois avaliadores,O estudo verifica a utilidade e o alcance da utilização de uma escala de autoavaliação adaptada a um programa na evolução da aprendizagem, com recurso à comparação entre as notas atribuídas pelos avaliadores e a pontuação obtida no questionário da auto-eficácia. Os dados permitem confirmar a concordância dos critérios do programa formativo entre os avaliadores, bem como a coerência entre as notas atribuídas pelos avaliadores e as pontuações dos sujeitos na escala de auto-eficácia específica. A escala de autoeficácia específica permite ainda a identificação de discrepância de critérios entre avaliadores, cuja reflexão se considera útil para a melhoria do processo avaliativo e do programa.Recent studies have proven that training evaluations are frequently done through generic approaches and show advantages in the usage of self efficacy questionnaires related specifically to the content of training programs. To study the training evaluation at a learner’s level, a case study involving group dynamics analysing problems was performed from October to November 2008. Twenty participants who were finalists in Law, Economics, Management and Psychology; a trainer and two evaluators were involved. The study verifies the utility and aptitude of the usage of a self efficacy scale, adapted to a learning program, based on the comparison between the marks given by evaluators and the scores obtained in the self-efficacy questionnaire. The data confirmed the concordance of the program criteria between the evaluators as well as the coherence of the marks given by the evaluators and the subject’s scores assigned in the self efficacy scale. The self efficacy scale also allows the identification of criteria deviations, between evaluators, which is considered useful to improve the evaluation process and the specific program.porAvaliação da formaçãoAvaliação da aprendizagemAuto-eficáciaTraining evaluationLearning evaluationSelf-efficacyContributos da auto-eficácia específica na avaliação de um programa de formação em liderançamaster thesis