Amaro, António RafaelMarques, Maria CarolinaCardoso, Fernanda Maria da Cruz Brás2017-05-2420122011http://hdl.handle.net/10400.14/22150Este trabalho é o resultado de uma pesquisa em Ciências da Educação no domínio da educação especial intitulada «Gerir os apoios especializados numa escola inclusiva: Que desafios? – A problemática da multideficiência». Aborda o problema da inclusão e exclusão educativa e social e debate as políticas de inclusão que norteiam o atendimento às populações que aqui se incluem, assim como reflecte sobre os pressupostos essenciais de uma escola inclusiva. A investigação integrou procedimentos metodológicos teóricos e empíricos considerados relevantes e adequados. Utilizámos como procedimentos metodológicos, para além do estudo e análise temática em diferentes autores considerados, o questionário aplicado directamente à rede de inquiridos que constituiu a amostragem. Na pesquisa, agora estruturada em capítulos temáticos, sistematizam-se conhecimentos teóricos procedimentos metodológicos e éticos que sustentam a prática profissional. Os resultados da investigação aclaram fragilidades do sistema educativo e apontam críticas ao actual modelo de escola inclusiva, que fracassa o seu papel enquanto modelo integrador na redução das desigualdades sociais. A pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam produzir novo conhecimento contextualizando-nos no âmbito social do século XXI, hoje considerado o século da pobreza e da desigualdade social, que poderá aportar grandes desafios para a educação. Particularmente, no que respeita ao reflectir: de que modo as políticas educativas podem ser interventivas na redução das desigualdades educativas e sociais.This work is the result of a Science of Education research in Special Education domain called “How to conduct specialized support in an inclusive school: What challenges?- The problem of multi deficiency” It refers the problem of educational and social inclusion and exclusion and debates the policies of inclusion which guide the attendance on the population here included, and also reflects about the main presupposition of an inclusive school. The investigation integrated theoretical and empiric methodological procedures considered relevant and appropriate. As methodological procedures we used, not only the study and thematic analysis in different authors but also the questionnaire directly applied to the net interviewees which constituted this sample. In this research, now structured into thematic chapters, theoretical knowledge and methodological and ethic procedures are systematized in a way which supports the professional practice. The results of the research clarify the weakness of the educational system and point out judgments to the present model of inclusive school, which fails his role of reducing social inequality. The research leads to future investigations which allow new knowledge included in the 21st century social context, considered today as the century of poverty and social inequality, which will consist in a big challenge for education. Particularly, as far as reflection is concerned, which way educational policies take part in reducing educational and social inequalities.porCrianças/alunosEducação especialDeficiênciaInclusãoPolíticasChildren /studentsSpecial educationDeficiencyInclusionPoliticsGerir os apoios especializados numa escola inclusiva : que desafios? A problemática da multideficiênciamaster thesis