Almeida, Antônia RosaRodrigues, João BartolomeuSilva, Levi Leonido Fernandes daMorgado, Elsa Maria Gabriel2021-05-102021-05-1020202316-9907http://hdl.handle.net/10400.14/32958Durante todo o período da humanidade a história se encarregou de mostrar o progresso de vida em sociedade e, analisando os fundamentos da educação pode-se compreender os avanços e os retrocessos nos segmentos que a sustenta. Deve-se lembrar da importância do significado da educação e a sua contribuição para que as pessoas alcançassem sucesso em suas vidas. Para as mulheres, a educação é um grande exemplo de construção para a cidadania. O empoderamento feminino e todo o seu universo se sobrepõe à história da educação, com infinita propriedade através da consolidação das lutas sociais e da resistência feminina ao que era imposto pela sociedade.A marcha das mulheres fez com que o papel da educação se multiplicasse diante das mais variadas realidades, seja no meio rural como no meio urbano, nos mais diferentes espaços. Sabe-se que a motivação pela busca do saber nas circunstâncias em que viviam as mulheres, no passado, foi determinante para ser o provocador do empoderamento feminino, em função de ser um direito de todos, na jornada de toda a força social, seja na família, na religião, política, na cultura e no trabalho. No que foi proposto pelo advento do papel na vida das mulheres, percebe-se que a força vinculada ao poder, querer aprender se tornaram mais acessíveis às mulheres e este desenvolvimento ao longo da vida marca as vicissitudes que a educação se manifestou na vida de cada indivíduo.Since man is a man, history has been responsible for showing the progress of life in society and, analyzing the foundations of education, one can understand the advances and setbacks in the segments that support it. One must remember the importance and meaning of education to realize it”s contribution to people in particular and to humanity in general. For women, education is a great example of building for citizenship. Female empowerment and its entire universe overlaps with the history of education, with infinite property through the consolidation of social struggles and female resistance to what was imposed by society. The march of women made the role of education multiply in the face of more varied realities, whether in the rural environment or in the urban environment, in the most different spaces. It is known that the motivation for the search for knowledge in the circumstances in which women lived in the past was decisive for being the provocateur of women's empowerment, because it is a right for all, in the journey of the whole social force, family, religion, politics, culture and work. In what was proposed by the advent of the role in the life of women, it is perceived that the force linked to power, wanting to learn have become more accessible to women and this development throughout life marks the vicissitudes that education manifested in the life of each individual.porEducaçãoSociedadeIgualdade de génerosHistóriaEducationSocietyGender equalityHistoryOs caminhos da educação femininaThe paths of female educationjournal article10.14571/brajets.v13.n1.79-84000521832900007