Marques, Luís Manuel DionísioSoares, Miguel Alberto ReisFerrão, Joana Oliveira2021-02-152021-02-152020-07-082020http://hdl.handle.net/10400.14/32035Ao longo dos últimos anos, a forma como as empresas medem a sua rentabilidade tem vindo a evoluir de forma significativa. A literatura sugere uma tendência de, numa perspetiva segmental, acrescentar às tradicionais formas de medir a rentabilidade centradas nos produtos e serviços novos objetos de análise de rentabilidade, tais como clientes, geografias de atuação, canais comerciais, entre outros. A presente tese analisa o caso específico duma empresa portuguesa operadora de logística que mede a rentabilidade tendo como objeto de análise os seus clientes. Com recurso a um estudo de caso, a presente tese tem como objetivo analisar a forma de medir a rentabilidade do negócio, utilizando os clientes como objeto, e discutindo-se mais especificamente o impacto que a repartição de custos1 indiretos têm neste contexto de análise de rentabilidade. No estudo de caso, pretendeu-se ainda explorar os possíveis impactos que a análise multidimensional de desempenho possa ter nas dinâmicas de gestão. O caso de estudo foi suportado por duas visitas à empresa em causa, tendo sido elaborada uma entrevista semiestruturada dirigido à equipa de controlo de gestão para obter a informação e os dados necessários. Com o objetivo de avaliar o impacto dos custos indiretos na análise de rentabilidade, procedeu-se a uma análise de informação de custeio disponível, tendo sido desenvolvido um modelo de simulação para a imputação dos gastos indiretos utilizando o sistema de custeio time-driven activity-based costing, o qual permite às empresas determinarem, de forma prática e precisa os custos e capacidade de utilização dos seus processos e a rentabilidade dos seus clientes (Kaplan & Anderson, 2007). Procedeu-se, também, a uma comparação da margem operacional obtida através do sistema TDABC e do sistema de custeio tradicional, atualmente utilizado pela empresa. Sendo os sistemas tradicionais aqueles que utilizam drivers baseados em volume e pools de gastos que se encaixam na estrutura organizacional da empresa e que a sua alocação é direta (Balakrishnan, Labro, & Sivaramakrishnan, 2012a). O presente estudo permitiu concluir que o modelo de custeio multidimensional (com diferentes objetos de análise de rentabilidade) tem impacto relevante na gestão da empresa em análise, sendo a visão do negócio proporcionada pela informação produzida pela contabilidade de gestão essencial para os processos de tomada de decisão e de trabalho num contexto de implementação da estratégia. Concluiu-se também, que a metodologia de imputação de gastos indiretos pode ter um grande impacto no grau de enviesamento da análise de rentabilidade de clientes.Over the past few years, the way companies’ measure their profitability has improved significantly. The literature suggests a tendency, through a segmental perspective, to introduce new objects of profitability, such as customers geographies and commercial channels, to the traditional way of measuring profitability based on products and services. This thesis analyses the case of a Portuguese logistics operator that measures its profitability with its customers as object of analysis. Using a case study, this thesis aims to analyse how to measure the profitability of the business, using customers as an object, and discussing more specifically the impact that the distribution of indirect costs have in this context of profitability. In the case study, it was also intended to explore the possible impacts that multidimensional performance analysis may have on management dynamics. The case study was supported by two visits to the company in question, and a semi-structured interview was prepared for the management control team to obtain the necessary information and data. In order to assess the impact of indirect costs in the profitability information, an analysis of available costing information was carried out, having developed a simulation model for the allocation of indirect costs using the time-driven activity-based costing system. This system allows companies to determine, in a practical and accurate way, the costs and capacity of their processes, and the profitability of their customers (Kaplan & Anderson, 2007). A comparison was also made of the operating margin obtained through the TDABC system and the traditional costing system, which is currently used by the company. Traditional systems are those that use volume-based drivers and spending pools that fit the company's organizational structure and that are directly allocated (Balakrishnan, Labro, & Sivaramakrishnan, 2012a). The present study allowed us to conclude that the multidimensional costing model (with different profitability analysis objects) has a relevant impact on the management of the company under analysis, and the business vision provided by the information produced by management accounting is essential for the decision making processes and working in a context of strategy implementation. It was also concluded that the indirect cost allocation methodology can have a great impact on the degree of bias in the analysis of customer profitability.porCriação de valorTDABCABCDrivers de custoCustos indiretosSistemas de custeioCustomer accountingContabilidade analíticaMargem operacionalModelo multidimensionalValue creationCosting systemsCost driversIndirect costsCustomer accountingManagement accountingOperational marginMultidimensional modelA rentabilidade do negócio : múltiplos objetos de análise : caso de estudo de empresa de logísticamaster thesis202566897