Silva, Susana Cristina Lima da Costa eSundetova, Anel2019-11-182019-07-29http://hdl.handle.net/10400.14/28778Os avanços mais recentes em termos de inovação e tecnologia têm levado os retalhistas a usar novos canais de venda e de comunicação nos seus negócios. Internet, smartphones, redes sociais, aplicaçõess móveis e tablets ajudam os retalhistas a atrair novos clientes e melhorar a qualidade do serviço para os atuais. Com este trabalho pretende-se entender de que forma é que as marcas de moda e vestuário estão a usar os múltiplos canais stualmente disponíveis na sua estratégia de vendas. O objetivo desta tese de mestrado é conhecer as diferenças entre marcas de moda e vestuário em termos de abordagem de canal de marketing. Tendo por objetivo responder à questão de pesquisa, usamos um método de estudo de casos múltiplos com uma amostra de nove marcas de sucesso, internacionalmente conhecidas, de três segmentos de preços distinto e que se focam na venda de vestuário e acessórios de moda. A pesquisa foi realizada utilizando basicamente dados secundários: observações referentes à presença online, relatórios de empresas, notícias e artigos de imprensa. Com base na revisão de literatura foi desenvolvido um modelo conceptual que foi aplicado no estudo dos canais escolhidos pelas diferentes insígnias. Os resultados mostram que, apesar do segmento de preços distinto a que as marcas pertencem, todas as marcas de moda atuam de forma idêntica, manifestando apenas pequenas diferenças entre o número de canais utilizados e suas características. Esta conclusão foi discutida com geração de conclusões do ponto de vista teórico e implicações para a gestão.Due to the progress in innovation and technology, retailers have started using new selling and communication channels in their businesses. Internet, smartphones, social networks, mobile apps, and tablets help retailers to attract new customers and to improve the quality of service for current ones. Therefore, this thesis seeks to understand how fashion and apparel brands are using multiple available channels in their selling strategy. The goal of this master thesis is to determine the differences between fashion and apparel brands in terms of marketing channel approach. In order to answer the research question, we used a multiple case study method with a sample of nine well-known successful brands from three different price segments that focus on selling apparel. The research was carried out using secondary data: observations of online channels, company reports, news, magazines, and articles. To explore the results of the study we applied a proposed conceptual model and a division of brand`s channels for a fashion brand. The results illustrate that notwithstanding the price segment, all fashion brands act in the same way and only have slight differences between the number of channels used and their features. Further discussion of theoretical and managerial implications was carried out.engMarcas de modaCanais de marketingAbordagem multicanalAbordagem omnichannelMarcas de baixo custoMarcas de preço médioMarcas de luxoFashion brandsMarketing channelsMultichannel approachOmnichannel approachLow-cost brandsMid-priced brandsLuxury brandsHow are fashion brands using the multiple available channels to sell?master thesis202272893