Lloyd, David WinPinto, Magda Luísa da Cunha2022-09-192023-09-192022-07-222022-06-20http://hdl.handle.net/10400.14/38926O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte descreve e evidencia todo o percurso realizado e aprendizagens assimiladas durante o estágio profissional nas áreas de especialização instrumental e vocal: viola d’arco e classe de conjunto, realizado no ano letivo 2021/2022 na Escola Básica e Secundária Luís António Verney. Na segunda parte é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica “O impacto da realização de atividades como estratégia motivacional no contexto de ensino e aprendizagem de viola d’arco”, sob a forma de artigo científico. É um estudo empírico inserido no campo do Ensino Artístico Especializado da Música. Através da realização de uma masterclass, duas sessões de um projeto outrora implementado da minha autoria designado “Andor Violeta”, uma visita de estudo a um atelier de luthier e assistir a um ensaio geral de uma orquestra profissional, pretendeu-se investigar se a participação nestas atividades pode levar a um aumento de motivação e consequentemente uma maior dedicação ao estudo de viola d’arco. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação e os resultados obtidos revelaram que este PIP teve um impacto bastante positivo nos alunos, tendo contribuído não só para o desenvolvimento das suas capacidades motivacionais, como também interpessoais e sociais.This paper, written in the scope of the Mestrado em Ensino de Música, is split in two parts: the professional practice report and the educational intervention project. The first part describes and highlights all the steps taken and lessons learned during the professional internship in instrumental and vocal specialization: viola and ensemble, held during the 2021/2022 school year at Escola Básica e Secundária Luís António Verney. The second part presents the educational intervention project “The impact of carrying out activities as a motivational strategy in the context of teaching and learning viola” as a scientific article. Indeed, it is an empirical study in the field of specialized music instruction. By holding a master class and two project sessions, named “Andor Violeta”, previously implemented by the author, taking a field trip to a luthier’s studio, and attending the dress rehearsal of a professional orchestra, it was possible to investigate whether participating in these activities could lead to an increase in motivation and consequently a greater dedication to studying viola. The methodology used was action research and the results revealed that this project had a very positive impact on the students, having contributed not only to the development of their motivational skills, but also interpersonal and social skills.porPrática profissionalProjeto de intervenção pedagógicaEnsino artístico especializado da músicaEstratégia motivacionalViola d’arcoProfessional practiceEducational intervention projectSpecialized music instructionMotivational strategyViolaO impacto da realização de atividades musicais como estratégia motivacional no contexto de ensino e aprendizagem de viola d’arcomaster thesis203058879