Leglise, LaureStora, Jonas Jascha2023-11-292024-05-292023-07-042023-06-01http://hdl.handle.net/10400.14/43228This study explores the transition from linear to circular business models of wetsuit companies, addressing the question "How can companies in the wetsuit industry transition to circular business models?“ To answer the research question, I adopted a qualitative approach and conducted a multiple case study on seven international wetsuit brands and material suppliers from the watersports industry. The research identifies eight dimensions of transition that influence the adaptation and innovation of circular business models of companies in the wetsuit industry. The transitional dimensions are reflecting complex challenges and impelling strategies at work in the process of change. The research reveals that the path to circularity is hindered by issues such as manufacturing monopoly, consumer unawareness and a lack of circular practices. At the same time, the study identifies strategic actions such as multi-stakeholder collaboration, greater material innovation as well as transparent communication and education to realize a transition to circularity. Emphasising that a collective effort is crucial to the transition to circularity, the study provides insights to drive innovation and systemic change and positions the wetsuit industry as a potential sustainability leader for the watersports industry.Este estudo explora a transição de modelos de negócio lineares para circulares de empresas de fatos de mergulho, abordando a questão "Como podem as empresas da indústria de fatos de mergulho fazer a transição para modelos de negócio circulares?" Para responder à questão da investigação, adotei uma abordagem qualitativa onde realizei um estudo de caso múltiplo em sete marcas internacionais de fatos de mergulho e fornecedores de materiais da indústria dos desportos aquáticos. A investigação identifica oito dimensões de transição que influenciam a adaptação e a inovação dos modelos de negócio circulares das empresas da indústria de fatos de mergulho. As dimensões de transição refletem desafios e estratégias complexas em ação. A investigação revela que o caminho para a circularidade é acentuado por questões como o monopólio de fabrico, o desconhecimento dos consumidores e a falta de práticas circulares. Ao mesmo tempo, o estudo identifica ações estratégicas como a colaboração entre vários intervenientes, a inovação de materiais, assim como a comunicação e a educação transparentes para realizar uma transição para a circularidade. Sublinhando que um esforço coletivo é crucial para a transição para a circularidade, o estudo fornece informações para impulsionar a inovação e a mudança sistemática e posiciona a indústria de fatos de mergulho como um potencial líder de sustentabilidade para a indústria dos desportos aquáticos.engSustainable developmentCircular economyCircular business model innovationBusiness transitionWatersports industryWetsuit industryDesenvolvimento sustentávelEconomia circularInovação do modelo de negócios circularTransição de negóciosIndústria de desportos aquáticosIndústria de fatos de mergulhoWaves of circularity : how can companies in the wetsuit industry transition to circular business models?Como as empresas do setor de fatos de mergulho podem transicionar para modelos de negócio circulares?master thesis203327764