Marques, Rita Margarida DouradoPica, Isabel Guerreiro2024-04-192024-10-192022-11-072022http://hdl.handle.net/10400.14/44713O relatório surge no enquadramento da realização do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico–Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Pretendo, através de uma estrutura sistematizada e coerente, evidenciar resultados obtidos através da investigação e refletir situações vivenciadas ao longo dos estágios realizados, demonstrando o meu desenvolvimento de competências pessoais e profissionais durante este percurso, no sentido de melhorar a qualidade e a humanização dos cuidados prestados. O primeiro capítulo incide numa Análise de Conceito de Escuta nos Cuidados de Enfermagem, de acordo com o método de análise conceptual de Rodgers. A Escuta é crucial para os Cuidados de Enfermagem, para o estabelecimento de relações terapêuticas com a Pessoa/Família e potencia a empatia, a compaixão, o silêncio e a presença. O segundo capítulo incide inicialmente na minha experiência profissional em Cuidados Intensivos Pediátricos, facto este que me levou a ter creditação ao estágio inserido na Unidade Curricular anterior de Vigilância e Decisão Clínica. Posteriormente, este capítulo aborda o Estágio Final que ocorreu em dois contextos: o primeiro em contexto de Serviço de Urgência Polivalente e o segundo em contexto de Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico. Para os respetivos estágios foram delineados objetivos no âmbito da prestação de Cuidados de Enfermagem Especializados à Pessoa em Situação Crítica e Família e no âmbito da melhoria dos Cuidados prestados, de acordo com as necessidades de cada contexto. De referir o papel marcante da Escuta neste processo de compreensão das necessidades da Pessoa e na prestação de cuidados. A estrutura teórica subjacente ao presente relatório assenta na prática clínica e no grande pilar da Teoria do Conforto de Katherine Kolcaba fundamental para a promoção do bem-estar da Pessoa e sua Família, e geradora de uma prestação de cuidados humanizada. Acredito, assim, demonstrar todo o percurso e desenvolvimento de Competências Comuns de Enfermeiro Especialista, bem como de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.This report is written within the framework for the completion of the Master´s Degree in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for Critically Ill Patients, at the Nursing School of the Institute of Health Sciences of the Portuguese Catholic University of Lisbon. I aim, through a systematic and coherent structure, to highlight results obtained through research and experience during clinical instruction. In doing so, I intend to demonstrate my development of personal and professional skills gained during this journey; skills which will be used to improve the quality and humanization of care provided in the future. The first chapter focuses on an Analysis of the Concept of Listening in Nursing Care, according to Rodgers' method of conceptual analysis. Listening is crucial in Nursing Care for the establishment of therapeutic relationships with the Person/Family and enhances empathy, compassion, silence and presence. The second chapter initially focuses on my professional experience in Pediatric Intensive Care, an experience that led me to seek the accreditation for clinical teaching included in the previous Curricular Unit of Surveillance and Clinical Decision. Subsequently, this chapter addresses the Final Stage that took place in two contexts: the first in a Multipurpose Emergency Service and the second in the Pediatric Interhospital Transport. For the respective internships, objectives were outlined within the scope of the provision of Specialized Nursing Care to Critically Ill Patients and their Families and within the scope of improving the care provided, according to the needs in each context. It is worth mentioning the outstanding role of Listening in this process of understanding the needs of the Person and in the provision of care. The theoretical structure underlying this report is based on clinical practice and on the main pillar of Katherine Kolcaba's Theory of Comfort, which is fundamental for the promotion of the well-being of the Person and their Family, and which generates a humanized care provision. Thus, I believe that I am able to demonstrate the entire path and development of the Common Skills of Specialist Nurses, as well as of the Specific Skills of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the Nursing Area of Critical Care.porEscutaConfortoPessoa em situação críticaCuidados de enfermagemListeningComfortPerson in critical situationNursing careA escuta e o conforto no cuidado à pessoa em situação crítica e sua famíliaListening and comfort in care for critically ill patient and their familymaster thesis203483847