Coelho, Sílvia Patrícia FernandesMarques, Ana Jorge Santos2021-11-032021-11-032021-09-102021-06http://hdl.handle.net/10400.14/35794O presente relatório, realizado com base numa metodologia reflexiva e descritiva, surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, que é parte integrante da 13ª Edição do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Pretende expor o caminho trilhado durante os dois estágios finais, realizados numa Unidade de Cuidados Intensivos Monovalente Específica e numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, abordando e refletindo sobre o crescimento pessoal e profissional desenvolvidos, e que permitiram a aquisição de competências enquanto Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na acima referenciada. Após a introdução, o capítulo dois aborda as competências desenvolvidas previamente à realização desta Unidade Curricular e que serviram como alavanca para o resto do caminho. No capítulo três começou-se por contextualizar os diferentes locais de estágio, para de seguida, refletir criticamente sobre o processo de desenvolvimento de competências na área de especialização. Para isso, dentro de cada Domínio de Competências e para cada objetivo elencado, identificaram-se as atividades desenvolvidas em cada local de estágio e, consequentemente, as competências adquiridas. Por fim, realizámos uma análise global do caminho percorrido, englobada na conclusão. Dentro das temáticas abordadas para melhorar os cuidados prestados no dia-a- dia e adquirir aptidões enquanto Enfermeira Especialista, destacamos o desenvolvimento de uma proposta de protocolo de Desmame Ventilatório e a análise na literatura sobre a humanização dos cuidados à Pessoa em Situação Crítica. Acrescentámos ainda a pertinência sobre as reflexões críticas fundamentadas sobre a prática clínica na área de especialidade, que se traduziram em implicações para a prática profissional, demonstrando crescimento pessoal e profissional. Durante este percurso foram desenvolvidas competências na abordagem à pessoa em situação crítica e/ou família/cuidador, demonstrando uma prática profissional, ética e legal; nas práticas de qualidade, nomeadamente em programas de melhoria contínua dos serviços; na prevenção, intervenção e controlo de infeção e de resistência a antimicrobianos; na gestão de cuidados de enfermagem, antecipando instabilidades e risco de falência de órgãos; na gestão e liderança de recursos; e no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, nomeadamente no autoconhecimento e assertividade, baseando a prática clínica especializada em evidência científica atual. Em suma, este caminho foi rico em experiências que possibilitaram não só a aquisição de competências, mas também o desenvolvimento crítico-reflexivo enquanto Enfermeira Especialista, o que se traduziu em implicações para a prática profissional, nomeadamente na abordagem à pessoa em situação crítica na sua globalidade.This report, based on a reflexive and descriptive methodology, appears within the scope of the Curricular Unit "Final Internship and Report", which is an integral part of the 13th Edition of the Master's degree in Nursing with a specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of the Person in Critical Situation, of the Universidade Católica Portuguesa do Porto. It intends to expose the path trodden during the two final stages, carried out in a Specific Monovalent Intensive Care Unit and a Multipurpose Intensive Care Unit, addressing and reflecting on the personal and professional growth developed, and which allowed the acquisition of competencies as a Specialist Nurse in Surgical Medical Nursing in the above mentioned. After the introduction, chapter two addresses the competencies developed before the realization of this Curricular Unit and that served as leverage for the rest of the way. In chapter three, we started by contextualizing the different internship sites and then critically reflecting on the process of developing competencies in the area of specialization. For this, within each Competence Domain and for each objective listed, the activities developed in each internship site and, consequently, the acquired competencies were identified. Finally, we carried out an overall analysis of the path taken, encompassed in the conclusion. Within the themes addressed to improve the day-to-day care provided and acquire skills as an Expert Nurse, we highlight the development of a proposal for ventilatory weaning protocol and the analysis in the literature on the humanization of care for people in critical situations. We also added the relevance of the critical reflections based on clinical practice in the area of specialty, which resulted in implications for professional practice, demonstrating personal and professional growth. During this course, competencies were developed in the approach to the person in a critical situation and/or family/caregiver, demonstrating a professional, ethical and legal practice; quality practices, in particular in programs for the continuous improvement of services; prevention, intervention, and control of infection and antimicrobial resistance; in nursing care management, anticipating instability and risk of organ failure; in the management and leadership of resources; and the development of professional learning, namely self-knowledge and assertiveness, based on clinical practice specialized in current scientific evidence. In a sense, this path was rich in experiences that made it possible not only to acquire skills but also to critical-reflexive development as an Expert Nurse, which resulted in implications for professional practice, namely in the approach to the critical person as a whole.porEnfermagem médico-cirúrgicaPessoa em situação críticaUnidade de cuidados intensivosMedical-surgical nursingPerson in critical situationIntensive care unitO percurso para a excelência dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação críticaThe route to the excellence of nursing care for people in a critical situationmaster thesis202781771