Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraGonçalves, Bernardo Ramos2019-10-012019-10-012019-09-102019http://hdl.handle.net/10400.14/28256Nesta dissertação procuro dar continuidade ao processo de estudo e de reflexão sobre o universo e o poder da comunicação, dando vida a uma investigação que procura validar a existência de uma triangulação entre a assessoria de imprensa, a comunicação política e o marketing político. Atualmente, a assessoria de imprensa é vista como uma atividade consolidada e com grande relevância na atual esfera da comunicação. Devido aos inúmeros contextos e problemáticas constantes que têm assolado o nosso dia a dia, despertos e disponíveis, os assessores de imprensa conquistaram o seu próprio espaço, respeito e credibilidade para atuarem em qualquer cenário económico, político ou cultural. Neste trabalho, terei o cenário político em pano de fundo com o intuito de comprovar a relevância e as inúmeras contribuições que a assessoria de imprensa tem sobre as ações de comunicação e marketing político, tendo por base uma boa revisão literária e um estudo de caso de um partido político português, o partido Pessoas-Animais-Natureza, no decorrer das Eleições Autárquicas de 2017.In this dissertation I try to continue the process of study and reflection about the power of communication and its universe, bringing to life an investigation that tries to validate the existence of a triangulation between the press office, the political communication and the political marketing. Currently, the press office is seen as a consolidated activity and with great relevance in the current sphere of communication. Due to the many contexts and constant problems that have devastated our daily life, the journalists have gained their own space, respect and credibility to act in any economic, political or cultural scenario. In this work, I will have the political scenario in the background in order to prove the relevance and innumerable contributions that the press office has on the actions of communication and political marketing, based on a good literary review and a Portuguese political party case study, the People-Animal-Nature Party, in the course of the 2017 Municipal Elections.porComunicaçãoPolíticaAssessoria de imprensaComunicação políticaMarketing políticoCommunicationPoliticsPress officePolitical communicationPolitical marketingA relevância da assessoria de imprensa nas ações de comunicação e marketing político : um estudo do partido pessoas-animais-natureza nas eleições autárquicas de 2017master thesis202285910