Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoMeza, Pamela Nicole Ponce2025-05-092025-05-092025-03-102024-12http://hdl.handle.net/10400.14/53201This research focuses on the influence of content marketing in the wellness industry, particularly on the way Gen Z users interact with digital mental health apps. The importance of choosing this study arises from the increasingly important role that digital content plays in shaping consumer trust in wellness brands. The main objective was to analyze how quality content fosters trust among Gen Z users, which promotes sustained use of mental health and wellness apps. The study adopted a qualitative methodology. To collect information from users, it involved the design and application of semi-structured interviews with 12 participants between 23 and 27 years old, all of them part of Generation Z. The theoretical framework explores content marketing strategies, wellness consumption and building trust through digital content. The expected results of the research considered the continued use of digital content applications in well-being, especially in the field of mental health due to the strong pressures to which members of Generation Z are subjected, the immediacy of the responses expected from them and the increasingly varied and accelerated technological changes. The key findings show that most participants value mental health applications for their ease of use, affordability and accessibility, and many are aware of these applications through social networks. This finding constitutes a contribution to the scientific community of digital marketing and influencers, specialists in mental health, as it reveals not only the progressive consumption of these applications, but also the importance of these as tools for the digital natives of the generation Z A notable conclusion is that the representation of mental health awareness on social networks played a fundamental role in the decision to use these applications. In addition, most respondents highlighted that the applications provided essential tools during the COVID-19 pandemic, helping them to manage anxiety.Esta investigação centra-se na influência do marketing de conteúdos na indústria do bem-estar, particularmente na forma como os utilizadores da Geração Z interagem com as aplicações digitais de saúde mental. A importância da escolha deste estudo surge do papel cada vez mais importante que o conteúdo digital desempenha na formação da confiança do consumidor nas marcas de bem-estar. O principal objetivo foi analisar como os conteúdos de qualidade promovem a confiança entre os utilizadores da Geração Z, o que promove a utilização sustentada de aplicações de saúde mental e bem-estar. O estudo adota metodologia qualitativa, mas com um desenho documental importante para a construção cognitiva e a perspetiva teórica da investigação. Assim sendo, a recolha de informação dos utilizadores envolveu a conceção e aplicação de entrevistas semiestruturadas a 12 participantes entre os 23 e os 27 anos, todos pertencentes à Geração Z. O enquadramento teórico explora as estratégias de marketing de conteúdo, o consumo de bem-estar e a construção confiança através de conteúdo digital. Os resultados esperados da investigação consideraram a utilização contínua de aplicações de conteúdos digitais na área do bem-estar, especialmente no campo da saúde mental devido às fortes pressões a que estão sujeitos os membros da geração Z, ao imediatismo das respostas esperadas dos mesmos e às mudanças tecnológicas cada vez mais variadas e aceleradas As principais conclusões mostram que a maioria dos participantes valoriza as aplicações de saúde mental pela sua facilidade de utilização, preço acessível e acessibilidade, e muitos conhecem estas aplicações através das redes sociais. Esta constatação constitui um contributo para a comunidade científica de marketing digital e influenciadores, especialistas em saúde mental, pois revela não só o consumo progressivo destas aplicações, mas também a importância destas como ferramentas para os nativos digitais da geração Z. Uma descoberta notável é que a representação da sensibilização para a saúde mental nas redes sociais desempenhou um papel crítico na decisão de utilizar tais aplicações. Além disso, a maioria dos inquiridos salientou que as aplicações forneceram ferramentas essenciais durante a pandemia de COVID-19, ajudando-os a controlar a ansiedade. Palavras-chave: Marketing de conteúdos, era digital, geração Z, Bem-estar, saúde mental.engContent marketingDigital ageGeneration zWell-beingMental healthMarketing de conteúdosEra digitalGeração ZBem-estarSaúde mentalContent marketing in the digital age : analyzing the role of quality wellness content in building brand trust among Gen Zmaster thesis203923219