Almeida, SílviaKönig, Daniel Martin2025-07-242025-07-242025-04-232025-03-20http://hdl.handle.net/10400.14/54038The concept of Product-Market Fit (PMF) is widely recognized among practitioners as a milestone for startup success. However, PMF has received limited attention in academic research. This dissertation investigates the GTM strategies employed by German B2B SaaS startups to attain PMF, focusing on their early-stage customer acquisition approaches, growth strategies, and the key indicators used to assess PMF. It employs a mixed-methods research design, integrating qualitative expert interviews with a quantitative survey. This approach provides in-depth insights into best practices while enabling validation across a broader sample of startups. The findings reveal that German B2B SaaS startups follow Lean Startup principles, particularly through customer feedback loops and structured experimentation. However, additional patterns emerged such as prior industry expertise of founders, allowing them to leverage existing networks and knowledge. The study identifies two primary GTM strategies 3 Sales-Led Growth (SLG) and Product-Led Growth (PLG) 3 with the choice largely influenced by Average Contract Value (ACV). Additionally, startups assess PMF using a mix of qualitative and quantitative indicators. By bridging practical insights with academic research, this dissertation contributes to the literature on PMF and GTM strategies. Additionally, it offers valuable insights for early-stage B2B SaaS startups on their path to PMF.O conceito de product-market fit (PMF) é amplamente reconhecido entre os profissionais como um marco para o sucesso de uma startup. No entanto, o product-market fit tem recebido pouca atenção na investigação académica. Esta dissertação investiga as estratégias de entrada no mercado empregadas por startups B2B SaaS alemãs para alcançar o product-market fit, concentrando-se nas suas abordagens iniciais de aquisição de clientes, estratégias de crescimento e os principais indicadores utilizados para avaliar o product-market fit. Utiliza uma metodologia de investigação mista, integrando entrevistas qualitativas a peritos com um inquérito quantitativo. Esta abordagem permite obter um conhecimento aprofundado das melhores práticas, e ainda a validação numa amostra mais alargada de startups. Os resultados revelam que as startups B2B SaaS alemãs seguem os princípios Lean Startup, particularmente através de ciclos de feedback do cliente e experimentação estruturada. No entanto, surgiram padrões adicionais, como a experiência prévia dos fundadores no sector, que lhes permite tirar partido das redes e conhecimentos existentes. O estudo identifica duas estratégias principais de entrada no mercado - Sales-Led Growth (SLG) e Product-Led Growth (PLG) - sendo a escolha largamente influenciada pelo Valor Médio de Contrato. Além disso, as startups avaliam o product-market fit usando uma combinação de indicadores qualitativos e quantitativos. Ao combinar conhecimentos práticos com investigação académica, esta dissertação contribui para a literatura sobre product-market fit e estratégias de entrada no mercado. Além disso, oferece insights valiosos para startups B2B SaaS em estágio inicial no seu caminho para o PMF.engProduct-Market Fit (PMF)Go-To-Market (GTM) strategiesB2B SaaS startupsGerman marketLean startupGrowth strategiesPMF indicatorsFounder industry expertiseEstratégias Go-To-Market (GTM)Mercado alemãoEstratégias de crescimentoIndicadores PMFExperiência do fundador no setorFinding product-market fit : go-to-market strategies of German B2B SaaS startupsEncontrar a adequação produto-mercado : estratégias go-to-market de startups B2B SaaS alemãsmaster thesis203939310