Alves, André AzevedoGamboa, EugéniaGregório, Inês Sofia Gulipa2021-06-072023-01-012021-04-232020http://hdl.handle.net/10400.14/33449Apesar da existência de um aparente reconhecimento consensual em relação às vantagens do ensino profissional em Portugal, esta modalidade de ensino enfrentou – e enfrenta ainda hoje – dificuldades em afirmar-se como uma alternativa digna e de qualidade no contexto geral do sistema de educação. Em Portugal, as primeiras formas de ensino profissional remontam ao século XVIII. Desde então, sucessivos regimes e governos recorreram a esta modalidade de ensino para formar trabalhadores qualificados para os mais diversos sectores de actividade económica, reconhecendo o impacto deste tipo de ensino no desenvolvimento económico do país e no aumento da competitividade internacional da mão-de-obra portuguesa. Houve apenas uma breve excepção a este entendimento generalizado: durante os primeiros dez anos que se seguiram à Revolução de 1974, o ensino profissional foi absolutamente extinto do sistema educativo português. Neste contexto, esta investigação pretende encontrar explicações para a persistência da dificuldade de afirmação desta modalidade de ensino, adoptando como modelo de referência o sistema dual alemão de ensino profissional. Para isso, aplica-se uma metodologia mista com o objectivo de analisar as estratégias e políticas de ensino profissional entre 1989 e 2015, procurando compreender de que forma a natureza das decisões adoptadas, a intervenção dos diferentes actores institucionais e as clivagens ideológicas contribuíram para a posição que o ensino profissional ocupa em Portugal.Despite the existence of a seeming consensual recognition of the advantages of vocational education in Portugal, this education path faced – and still does – difficulties in emerging as a dignified and quality alternative, within the general context of the education system. In Portugal, the first arrangements of vocational education date back to the 18th century. Since then, successive regimes and governments used this education path to train qualified workers for various economic sectors, thus recognizing the impact of this kind of education in national economic development and in increasing international competitiveness of Portuguese labour force. There was only a brief exception to this generalized understanding: during the first ten years after the 1974 Revolution, vocational education was completely removed from the Portuguese educative system. Within this context, this research aims at finding explanations for this persistent difficulty, taking as a reference the German dual system of vocational education. To achieve that, a mixed methodology is applied to analyse the strategies and the policies of vocational education between 1989 and 2015, in order to understand how the nature of the decisions made, the intervention of different institutional actors and the ideological cleavages have contributed to the position that vocational education occupies in Portugal.porO ensino profissional em Portugal (1989-2015) : uma análise das suas dificuldades de afirmaçãodoctoral thesis101578164