Vieira, Margarida Maria da SilvaAmado, João Daniel Neves2019-11-122019-11-122018-09-05http://hdl.handle.net/10400.14/28690Desde Nightingale, o ensino da enfermagem sistematizado promove a aquisição de competências dos estudantes tanto pelo ensino teórico como pelo ensino clínico. Neste, o número de horas e o modelo de supervisão adotados foram sendo alterados ao longo do tempo, sendo mais relevantes o acompanhamento dos estudantes na componente prática recorrendo à supervisão direta do docente, à supervisão pelo enfermeiro do local da prática, ao mentorado ou integração em Unidades Dedicadas à Educação. Com a integração do ensino de enfermagem no ensino superior, a par da formação dos estudantes, as unidades de ensino devem dar resposta à missão de investigação e de extensão comunitária. Em estudos anteriores, sobre contextos e estratégias de ensino clínico em enfermagem, verificou-se a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a contribuição que um serviço de extensão poderia ter no ensino. Para prosseguir esse objetivo analisou-se a criação e desenvolvimento do Centro de Enfermagem da Católica (CEC) como serviço de extensão da Escola de Enfermagem – Porto (UCP) e o seu contributo específico para o ensino de enfermagem. A presente investigação baseou-se no método de estudo de caso e incidiu sobre os dez anos de atividade do CEC (2007-2017). Neste percurso, foram utilizadas fontes documentais associadas ao CEC e conteúdos das entrevistas realizadas a intervenientes chave. Foram utilizadas duas bases teóricas: a proposta por Imogene King, que identifica a Estrutura dos Sistemas de Interação como articulação dinâmica dos sistemas entre si; e a proposta por David Kolb, que defende que a aprendizagem decorre da transformação da experiência. A primeira teoria é proposta como um conjunto que integra desde o indivíduo até aos sistemas sociais ou comunidades em que se insere e onde se espera encontrar a relação enfermeiro-cliente. A segunda emana do pressuposto de que cada indivíduo tem potencial de desenvolvimento e o mesmo pode ser promovido pelo uso do pensamento reflexivo. Os resultados indicam que o CEC, ao ser criado como serviço de extensão para ser local de ensino clínico, promoveu a adequada resposta às necessidades de aprendizagem dos estudantes. Este serviço integra em simultâneo apoio ao ensino, apoio à investigação, prestação de serviços e assessoria. Verificou-se que esta integração permitiu a inovação e orientação das várias vertentes mantendo o alinhamento com a missão, os valores e a visão da instituição em que se insere. Pela atividade realizada nos 10 anos sobressai a aposta na capacitação dos clientes e comunidades mais vulneráveis. A intervenção tem sido realizada através de projetos de intervenção comunitária que responderam adequadamente às exigências do ensino e investigação, com potencial de melhoria na sistematização do impacto e dos resultados. Decorre do presente estudo a proposta de integrar no apoio ao ensino a componente do mentorado (também pelos pares); no apoio à investigação um reforço da investigação-ação de Community-based Research. Estas propostas reforçarão o objetivo de produzir e mobilizar conhecimento na e com as comunidades como resposta aos problemas nela encontrados.Since Nightingale, systematized nursing education has encouraged the acquisition of students' competencies through theoretical and clinical teaching. In this process, the number of hours and the supervision model adopted has changed over time. The most important, the monitoring of students in the practical component, can be done by using the direct supervision of the teacher, by the nurse in the place of the practice, mentoring or integration in Dedicated Education Units. The integration of nursing education in higher education has brought, along with the training of students, the obligation of educational units to research and reach out to the community. Previous studies into nursing clinical teaching contexts and strategies had demonstrated the need to deepen the knowledge of the contribution to teaching that an outreach service could have. The Porto nursing School (UCP) created and developed a Catholic Nursing Centre (CEC) as an extension service. This process was analysed regarding its specific contribution to nursing teaching. The present research was based on a case study and focused on the ten years of CEC activity (2007-2017). Sources related to CEC as well as the contents from interviews with key players were considered in the research documentary. Two theoretical bases were used: Imogene King’s theory which identifies the structure of interaction systems as a dynamic articulation of the systems between them; David Kolb’s theory which argues that learning stems from the transformation of experience. The first theory is proposed as one that integrates the individual to the social systems or communities in which the nurse-client relationship is found. The second emanates from the assumption that an individual has the potential for development which is encouraged by reflective thinking. The results indicate that the creation of CEC as an extension service and a place of clinical nursing teaching, was an adequate response to students' learning needs. It was also seen that this service, supports research, nursing services, and counselling, while integrating support for teaching. This also allowed the innovation and orientation in line with the institution's mission, values, and vision. In the ten years of this activity which were studied, it is evident that it empowered the most vulnerable clients and communities This empowerment was based on community intervention projects that adequately respond to the teaching and research requirements. It is also evident that the intervention highlighted the potential for improvement in the systematization of the impact and results. The purpose of this study is to integrate the mentoring component (also within peers) into teaching support; in research support, to reinforce Community-based Research with the aim of producing and mobilizing knowledge in and with communities as a response to the problems found.porEducação em enfermagemExtensão universitáriaEstudo de casoEnsino clínicoCommunity-based researchNursing educationUniversity extensionCase studyClinical teachingCommunity based researchA importância dos serviços de extensão no ensino de enfermagem : a experiência do Centro de Enfermagem da Católicadoctoral thesis101624727