Carvalho, Paulo Vaz2024-05-212024-05-212021-07-201647-3078http://hdl.handle.net/10400.14/45200A reconstituição da História da Educação de Surdos em Portugal tem sido uma tarefa complexa para os investigadores devido à escassez de fontes, mas principalmente a sua dispersão por várias instituições, arquivos, coleções particulares e alfarrabistas. Os investigadores têm conseguido reconstituir esta História, mas essencialmente centrada nas duas maiores cidades do país, Lisboa e Porto onde terão surgido os primeiros institutos de surdos no decorrer do século XIX que pretensamente davam resposta a todo o país. Todavia, sabemos que muitas crianças e jovens surdos dispersos por diversos distritos, concelhos e freguesias não tiveram acesso à educação ministrada. Alguns porque os seus familiares nunca tiveram conhecimento da existência destes institutos, outros por falta de recursos financeiros para enviar os seus filhos a serem educados. Foi essa a razão que nos levou a empreender a presente investigação, tentar compreender de que forma as crianças surdas que viviam fora dos distritos de Lisboa e Porto tinham acessoà educação, ou não, de que forma se integraram na sociedade e como as instituições educativas lidaram com esta população. Sendo esse o nosso objeto de estudo tomamos como caso de estudo a educação de surdos no distrito de Setúbal com um corte cronológico de 1822 à atualidade.The reconstruction of the history of Deaf education in Portugal has been a complex task for researchers due to the scarcity of resources, but mainly because of its scatter among various institutions, archives, private collections and second-handbook stores. Researchers have been able to reconstruct this history, essentially focusing on the two largest cities in the country, Lisbon and Porto, where the first deaf institutes appeared in the course of the 19th century, which supposedly responded to the whole country. However, we know that many deaf children and young people dispersed in different districts, counties and parishes did not have access to the education offered by these institutes either because their caregivers were never aware of the existence of these institutes, or due to the lack of financial resources to send them to be educated. That was the reason that led us to undertake the present investigation to try to understand how deaf children who lived outside the districts of Lisbon and Porto had access to education, or not, how they integrated into the society, and how educational institutions dealt with this population. In order to suggest answers to these questions, this paper offers a case study on the education of the deaf in the district of Setúbal with a chronological cut from 1822 to the present.porEducação bilingueEducação de surdos em SetúbalEducação especialHistória da comunidade surdaLíngua Gestual PortuguesaBilingual educationDeaf education in SetúbalHistory of the deaf communityPortuguese Sign LanguageSpecial educationContributos para o estudo da história da educação de surdos no distrito de Setúbaljournal article10.60546/mo.v9i1.297