Caires, Carlos SenaCarmona, Carlos RuizSousa, Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco2012-03-082012-03-082011-06-302011http://hdl.handle.net/10400.14/8056Ao observar o cinema mundial, vemos que Hollywood é quem tem uma maior influência a nível de audiências, expansão comercial e mercado. No entanto, existe também um certo cinema Europeu que vale a pena ser reconhecido mundialmente. Esta afirmação faz-nos colocar uma série de perguntas: O que faz com que o Cinema Europeu, especificamente o cinema Português, não tenha tanto sucesso como o de Hollywood a nível de abrangência comercial? É uma situação actual ou já é algo que se tem observado ao longo das últimas décadas? De que forma é que o produtor cinematográfico pode influenciar este acontecimento? Estas questões levam-nos a tentar compreender quais as variantes que existem, quer nacionalmente, quer internacionalmente, que influenciam ou influenciaram a adesão do(s) público(s) e a compreensão dos filmes por parte da(s) audiência(s). Esta dissertação está igualmente ligada ao Projecto Final de Mestrado em Som e Imagem, especialização em Cinema e Audiovisual: a curta-metragem de ficção “Artur”. Neste projecto assumi o cargo de Produtora, e como tal, serviu como base para a aplicação da investigação acerca do papel do produtor cinematográfico no contexto audiovisual nacional e internacional. Portugal está a crescer do ponto de vista da produção de filmes e a fazer notar-se no mundo cinematográfico. Feito que há muito ansiava por alcançar, por isso é necessário perceber de que forma se pode aproveitar este acontecimento, de maneira a poder dar a conhecer mais material cinematográfico nacional. Quantidade não significa qualidade, mas quanto mais quantidade houver, mais experiência existe, melhor performance há e, por isso, é muito provável que um maior número de filmes de qualidade sejam produzidos.porProdução cinematográficaCinema europeuCinema portuguêsCinema de HollywoodAudiênciasDivulgaçãoEstratégiasDesafiosPrimeiro cinemaSegundo cinemaTerceiro cinemaArturO produtor no contexto audiovisual nacional e internacional : desafios e soluçõesmaster thesis