Pereira, Henrique ManuelBrochado, João Nuno Ferreira da Silva2017-09-072017-07-262017http://hdl.handle.net/10400.14/22821Dada a emergência de obras que misturam e/ou confundem o documentário com a ficção, bem como com determinados géneros jornalísticos, o hibridismo é hoje uma característica do documentário. Partindo de uma contextualização histórica, e de uma explicação sobre o seu processo de construção, em que é dado como exemplo dois dos projectos que realizei "Tóquio Porto 9 horas" e "Uma Montanha do Tamanho do Homem", exploramos a definição de documentário com base em duas dimensões principais: a verdade e a arte. De seguida abordamos a categorização do documentário, referindo, entre outras, a proposta que Bill Nichols sugeriu em 2001 e que dir-se-ia ser hoje universalmente aceite. Não obstante, mais do que pouco clara, tal categorização afigura-se-nos pouco precisa, porquanto torna impossível a arrumação/classificação de um considerável número de filmes. Assim, é feita uma tentativa de nova abordagem à categorização do género.porDocumentárioVerdadeArteCategorizaçãoPensar o documentário : entre a verdade e a artemaster thesis202012409