Orvalho, Luísa2014-04-152014-04-152012ORVALHO, Luísa - O portefólio reflexivo como metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação na formação dos professores do ensino artístico. In Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Ensino Superior, VII, “Inovação e Qualidade na Docência”, Porto, Portugal, 24-27 Junho 2012. LEITE, Carlinda ; ZABALZA, Miguel (coord.) - Ensino Superior “Inovação e Qualidade na Docência”. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012. ISBN 978-989-8471-05-5. p. 5715-57259789898471055http://hdl.handle.net/10400.14/14045Com esta comunicação pretende-se dar a conhecer os resultados de uma experiência de docência universitária, sobre o uso do e-portefólio reflexivo como metodologia alternativa de ensino, aprendizagem e avaliação, realizada na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto. Este estudo envolve setenta e seis professores do ensino artístico (de três 5715 escolas profissionais e quatro academias de música), que frequentaram/frequentam o Mestrado em Ciências da Educação-Música, edições de 2009 -2011, 2011-2013 e 2012 - 2014, desenvolvido em conjunto pela Faculdade de Educação e Psicologia e a Escola das Artes, assim como, os estudantes do Mestrado em Ensino da Música |Especialização Canto, desenvolvido pela Escola das Artes.porE-portefólio reflexivo no ensino superiorMetodologias inovadoras na formação de professores do ensino artísticoAvaliação autêntica e formativaInovação pedagógicaO portefólio reflexivo como metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação na formação dos professores do ensino artísticoconference object