Figueiredo, Amélia Maria da Fonseca SimõesNeto, Maria Clara Batalha Reis Roquette Viana2019-05-272019-05-272019-01-302018http://hdl.handle.net/10400.14/27682A Parentalidade é um dos processos relevantes que ocorre no ciclo vital familiar. Leva a um reconhecimento pelas famílias do que mudou e a forma como as relações, as circunstâncias estão diferentes. É um processo de transição complexo que requer a interiorização e aprendizagem de novos conhecimentos, a aquisição de novas habilidades, a alteração do comportamento e, por vezes, a mudanças na definição de cada um no contexto social. Quando surge o nascimento de uma criança diferente, as fases do desenvolvimento podem sofrer influências da adaptação da família à deficiência. O nascimento de uma criança diferente confronta toda a expectativa dos pais, bem como da família, remetendo-a para uma situação de instabilidade, geradora de crise. Com este estudo propusemo-nos aprofundar o conhecimento sobre como se processa o exercício da parentalidade de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Pretendemos: Conhecer quais os significados e expectativas vivenciados pelos pais durante aquele processo; Identificar quais os eventos críticos que se realçaram durante o processo; Identificar quais as mudanças que ocorrem durante o mesmo; Identificar as condições facilitadoras/inibidoras; Compreender quais os padrões de resposta dos pais no exercício da parentalidade de um filho diferente e ainda, desenvolver uma teoria de médio alcance que contribua para melhorar a qualidade dos cuidados prestados a estas famílias. A investigação enquadra-se no paradigma qualitativo, permitindo a compreensão das diversas facetas da problemática em estudo, uma vez que procura compreender o fenómeno e os seus significados e ainda, a perceção dos Pais através dos seus discursos. O método da investigação adotado foi o indutivo - Grounded Theory. Com o retrato social e demográfico das Associações de apoio às famílias portadoras de crianças com deficiência, determinou-se a população acessível. O estudo foi sustentado por entrevistas a nove casais e a uma mãe, complementadas com observação, onde pretendemos compreender como vivem estes pais o exercício da parentalidade. Para o tratamento dos dados recorreremos à análise temática de conteúdo do corpus das entrevistas. O Exercício da Parentalidade de uma Criança com PEA foi o tema central que emergiu da análise da informação e representa a transformação dos pais decorrente do cuidado a estas crianças e o reajuste ao processo parental na vivência singular que esta experiência representa. Os mecanismos utilizados pelos pais englobam várias dimensões: a cognitiva, a relacional e a social. Paralelamente foram evidenciadas questões referentes à operacionalidade, onde se sobressai: o envolvimento nos cuidados, a reorganização de hábitos de vida, partilha de experiências e a conciliação de papéis. Todos estes elementos concorrem para a modificação do conceito de vida, das crenças, das expectativas, dos relacionamentos e da vivência do dia-adia. O Exercício da Parentalidade de uma Criança com PEA distingue-se como um processo dinâmico, alimentado pela interação no seio dos vários contextos (familiar, educativo, de saúde), assente numa coconstrução que é substanciada pelas sucessivas temporalidades (enquanto sucessão dos acontecimentos) que revestem o fenómeno de complexidade e singularidade. Por último acreditamos que este conhecimento contribua para a sensibilização dos enfermeiros na resposta aos pais.Parenthood is one of the significant events occurring in a family’s life cycle. Through this process, families are able to recognize what has changed and how the relationships, the circumstances are different. It is a complex process of transition that requires the awareness and acquisition of new knowledge, skills, changing behavior and, sometimes, a new perspective of the definition of each one in the social context. When a different/disabled child is born, the stages of the development may also be influenced by the adaptation of the family to the disability. The birth of a different/disabled child confronts every expectation of the parents, as well as the family, living now in instability that may promote a crisis situation. With this study, we aim to acknowledge how the exercise of parenting children with Autism Spectrum Disorders is processed. Thus, we intend to know the meanings and expectations experienced by the parents during this process; Identify which critical events were highlighted during the process; Identify what changes occur during the period; Identify the conditions of the facilitator / inhibitor; To understand parents' response patterns in the practice of kinship of a different child with autism spectrum disorders and to develop a mediumrange theory that contributes to improving the quality of care provided to these families. The research fits within the qualitative paradigm, which allows the understanding of the various facets of the problematic under study, since it seeks to understand the phenomenon and its meanings, as well as the perception that the producers of speeches (Parents) have about them. The method of investigation adopted is the inductive one – Grounded Theory. We determined the accessible population through the social and demographic portrait of the Associations supporting families with children with disabilities. This study was supported by interviews with nine couples and one mother, complemented with observation, where we intend to understand how these parents live the exercise of their parenting. For the treatment of the data, we resorted to the thematic analysis of the content of the interviews’ corpus. Parenthood of a Child with ASD: a new look at the concept was the central theme that emerged from the data analysis and represents the transformation of the parents due to the care of these children and the adjustment to the parental process in the singular experience that this experience represents. The mechanisms used by the parents encompass multiple dimensions: cognitive, relational and social dimensions. At the same time, questions about operability were highlighted, drawing special attention to the involvement in care, the reorganization of habits and routines, the sharing and the reconciliation of roles. All these elements contribute to the modification of the concept of life, of beliefs, of expectations, of relationships and of everyday life. The Parenting Exercise of a Child with ASD distinguishes itself as a dynamic process, fed by the interaction within the various contexts, family, educational, health, based on a co-construction that is substantiated by successive temporalities (as succession of events) which cover the phenomenon of complexity and singularity. In conclusion we hope that this knowledge contributes to sensitizing the nurses in their clinical decisions and response to the parents.porParentalidadeCriançaPerturbação do Espectro do AutismoParenthoodParentingChildAutism Spectrum DisordersO exercício da parentalidade de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo : um novo olhar sobre o conceitodoctoral thesis101509499