Alves, Paulo Jorge PereiraMagalhães, Ângela Carina Dias2024-07-092024-07-092024-05-202024-03http://hdl.handle.net/10400.14/45714A integração de Enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários tem demonstrado cada vez mais a importância e relevância do papel do Enfermeiro nesta área tão vasta. As competências do Enfermeiro da Comunidade são fulcrais nomeadamente no Planeamento em Saúde, permitindo uma avaliação mais concisa da sua população, intervindo de uma forma mais precisa, aumentando os ganhos em saúde e prevenindo a doença. Cada vez mais, o investimento em especializações e investigações nesta área são valorizados devido aos seus outcomes após uma boa intervenção. A prestação de cuidados de um Enfermeiro nesta área gira em torno das necessidades avaliadas previamente, tanto para a pessoa individualmente, como para a família e comunidade, objetivando a promoção da saúde e doutrinando a população de conhecimentos necessários para alterar comportamentos de risco e, assim, adotarem hábitos de vida saudáveis. Posto isto, no domínio do apresentado pelo Plano Nacional de Saúde Escolar e tendo por base o eixo de capacitação, irá ser abordada no presente projeto a área dos Hábitos de Vida Saudáveis. O relatório oferece uma análise detalhada e uma reflexão criteriosa acerca do Ensino Clínico Final, uma etapa decisiva que contribuiu significativamente para o crescimento profissional da aluna, permitindo o desenvolvimento e a aquisição de competências especializadas na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. No presente documento é demonstrado um estudo de caso de um projeto desenvolvido cientificamente com uma abordagem mista, isto é, uma abordagem quantitativa e qualitativa, sendo o seu desenho metodológico observacional transversal. Ocorreu uma intervenção numa comunidade selecionada, baseando-se no Planeamento em saúde, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade num Agrupamento de Escolar do Grande Porto, com o objetivo de aumentar o conhecimento da comunidade escolar inerente à temática abordada, intervindo no problema previamente identificado, nas necessidades do mesmo, grupos de risco e recorrendo aos recursos existentes na mesma comunidade. A análise dos dados durante o projeto mostrou melhorias quantificáveis no nível de conhecimento sobre as questões estudadas, o que se traduziu em melhorias concretas na saúde da comunidade escolar. Estas conclusões reforçam que intervenções cuidadosamente planeadas e implementadas podem ter um impacto positivo significativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças, consolidando a importância dos diagnósticos precisos e reforçando que a aplicação de medidas preventivas é fundamental para impulsionar a saúde comunitária e mitigar riscos à saúde. Estes resultados promissores evidenciam um enriquecimento no conhecimento e, potencialmente, uma mudança nos comportamentos de risco. Essas mudanças têm o potencial de gerar benefícios duradouros na saúde dos estudantes. A atuação dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Comunitária e de Saúde Pública mostrou-se decisiva, com uma abordagem focada nas necessidades reais da comunidade, resultando em um impacto positivo imediato pós-intervenção. As conclusões deste estudo não só confirmam a importância crítica destes profissionais nos ambientes de saúde escolar, mas também servem como uma poderosa nota do potencial transformador da enfermagem profissional na construção de comunidades mais saudáveis e resilientes.The integration of Nurses in Primary Health Care has increasingly demonstrated its importance and the relevance of the Nurse's role in this vast area. The competencies of Community Nurses are crucial, particularly in Health Planning, allowing for a more concise evaluation of their population, intervening in a more precise manner, increasing health gains, and preventing disease. The investment in specializations and research in this area is increasingly valued due to its outcomes after a good intervention. The care provided by a Nurse in this area revolves around the needs previously assessed for the individual, as well as for the family and community, aiming to promote health by educating the population with the necessary knowledge to change risk behaviors and thus adopt healthy living habits. With this in mind, within the domain presented by the National School Health Plan and based on the axis of empowerment, the area of Healthy Living Habits will be addressed in this project. The report offers a detailed analysis and a careful reflection on the Final Clinical Teaching, a decisive stage that significantly contributed to my professional growth, allowing for the development and acquisition of specialized skills in the field of Community Health Nursing and Public Health Nursing. This document presents a case study of a project developed scientifically with a mixed approach, that is, a quantitative and qualitative approach, with its methodological design being observational and cross-sectional. An intervention was carried out in a selected community, based on Health Planning, in partnership with the Community Care Unit in a School Group in Greater Porto, with the objective of increasing the school community's knowledge about the theme addressed, intervening in the previously identified problem, in its needs, risk groups, and using the resources available in the same community. The analysis of the data during the project showed quantifiable improvements in the level of knowledge about the issues studied, which translated into concrete improvements in the health of the school community. These conclusions reinforce that carefully planned and implemented interventions can have a significant positive impact on health promotion and disease prevention, consolidating the importance of precise diagnostics and applying preventive measures which are fundamental to boosting community health and mitigating health risks. These promising results demonstrate an enrichment in knowledge and, potentially, a change in risk behaviors. These changes have the potential to generate lasting benefits in the health of students. The performance of Community Health and Public Health Specialist Nurses proved to be decisive, with an approach focused on the real needs of the community, resulting in an immediate positive impact post-intervention. The conclusions of this study not only confirm the critical importance of these professionals in school health environments but also serve as a powerful note on the transformative potential of professional nursing in building healthier and more resilient communities.porSonoHábitos de vida saudáveisComunidade escolarSleepHealthy living habitsSchool communityHábitos de vida numa comunidade escolar, do diagnóstico à intervençãoLifestyle habits in a school community : from diagnosis to interventionmaster thesis203656679