Gonçalves, DanielaCosta, Sandra Cláudia2017-07-182017-07-182014GONÇALVES, Daniela; COSTA, Sandra Cláudia - Benefícios e Constrangimentos da Operacionalização do Programa de Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos Professores do Concelho de Machico. In XII Congresso da SPCE, Vila Real, Portugal, 11-13 Setembro, 2014. – In CARVALHO, Maria João De; LOUREIRO, Armando; FERREIRA, Carlos Alberto (orgs.) - Atas do XII Congresso da SPCE. Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 2014. ISBN 978-989-704-188-4. p. 1723-17309789897041884http://hdl.handle.net/10400.14/22569Tendo em conta a investigação realizada nas escolas de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) do Concelho de Machico na Região Autónoma da Madeira (RAM), com este artigo pretendemos divulgar o tipo de benefícios e constrangimentos detetados pelos professores de matemática do 1.º CEB, face à implementação e operacionalização do programa de matemática em vigor, neste ciclo de ensino, procurando ainda apresentar as necessidades de formação que os professores sentem face à prática e ensino da educação matemática. No decorrer da investigação foi realizada uma análise detalhada do programa em vigor, recorrendo a teorias públicas, bem como ao próprio Programa de Matemática do Ensino Básico. Foi aplicada uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, interpretativa e descritiva, elaborando-se, para a recolha dos dados de investigação, um inquérito por questionário que foi aplicado a oitenta professores que lecionam o 1.º CEB do concelho de Machico, na RAM. Os resultados deste estudo evidenciam dificuldades relacionadas com a adaptação dos professores inquiridos às dinâmicas de sala de aula, implementadas na gestão do Programa de Matemática no 1.º CEB, nomeadamente extensão dos conteúdos programáticos e a falta de tempo para a utilização e diversificação de metodologias pedagógicas. É de destacar que, no que concerne às necessidades de formação, uma grande percentagem dos docentes inquiridos sente necessidade de formação nesta área, considerando os percursos formativos importantes e indispensáveis na implementação deste programa nas aulas de 1.º CEB.porPrograma de matemática1º ciclo do ensino básicoFormação contínua de professoresBenefícios e constrangimentos da operacionalização do programa de matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machicoconference object