Orvalho, LuísaNunes, Catarina2024-10-022024-10-022017-122386-7418http://hdl.handle.net/10400.14/46831Esta investigação foi realizada no âmbito do projeto de Pós- Doutoramento em Ciências da Educação, na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica Portuguesa, intitulado “Colaborar para Inovar no Ensino Profissional”, num conjunto de escolas com ensino profissional, e pretende responder à questão-problema: Que estratégias formativas podem potenciar a mudança de práticas do professor na sala de aula e garantir a qualidade da educação e formação profissional? Seguiu-se a estratégia metodológica - Appreciative Inquiry (AI), assente no Ciclo AI-5 D, constituido por cinco fases de desenvolvimento: Define, Discovery, Dream, Design, Deliver/ Destiny.The qualitative research carried out under the Post-Doctoral Project in Educational Sciences, currently underway at the Faculty of Education and Psychology (FEP), of the Portuguese Catholic University, Catholic Porto, entitled "Collaborate to Innovate in Vocational Education", in a wide range of schools with vocational education, intends to answer the problem question: What training strategies can promote the change of teacher practices in the classroom and guarantee the quality of vocational education training? It followed the Appreciative Inquiry (AI), a strategy based on the Cycle AI-5 D, consisting of five development phases: Define, Discovery, Dream, Design, Delivery (Destiny).porFace-ensino profissionalFormação para a mudançaEstratégias colaborativas de formação-açãoAppreciative e-portefólios de desenvolvimento profissionalInquiry-ciclo AI-5dFace-vocational education consultingInnovation for changeCollaborative strategies training-actionE-portfolio of professional developmentAppreciative inquiry - cycle of AI-5dModelos e práticas de avaliação na formação avançada em ciências da educação: face-ensino profissionalEvaluation models and practices in advanced education in education sciences: face-professional educationjournal article10.17979/reipe.2017.0.10.2351