Ferreira, Cátia Sofia AfonsoRodrigues, Inês Gonçalves2018-10-292018-03-212017http://hdl.handle.net/10400.14/25855As redes sociais online são, hoje em dia, uma ferramenta da comunicação digital que tem ganho um lugar de destaque no que toca às estratégias de marketing das empresas porque promovem a proximidade com os utilizadores, permitem divulgar produtos e servem como meio informativo por parte das marcas. Sendo as redes sociais uma plataforma que se revela essencial para a promoção das marcas, há cada vez mais a aposta em embaixadores de marca que são considerados importantes líderes de opinião e podem servir como meio de publicidade. De forma a perceber o impacto que as redes sociais online têm sobre o consumidor, a investigação incidiu sobre um estudo de caso. A marca alemã adidas foi escolhida no sentido de analisar a sua atuação em Portugal, e uma vez que não possui redes sociais nacionais, o objetivo foi compreender como é que a marca influencia o seu consumidor e que estratégias alternativas utiliza em solo português. Para tal, foi realizado um inquérito por questionário aos consumidores portugueses, distribuído através do e-mail e das redes sociais; e foram efetuadas quatro entrevistas: à responsável de comunicação e marketing da empresa analisada e a três embaixadores da marca em Portugal (uma blogger e dois youtubers). As conclusões do trabalho permitem verificar que os consumidores portugueses se vêm influenciados pelas redes sociais e consideram importante que as marcas estejam presentes nessas plataformas. No entanto, continuam a valorizar mais os sites e as lojas físicas como forma de obter informações, pesquisar antes de efetuar uma compra ou para ver novos produtos. Ainda assim, é possível entender-se que o fenómeno dos influenciadores está a ganhar terreno no que diz respeito às publicações dos mesmos nas redes sociais como forma de publicidade e é claramente o futuro das estratégias de marketing em marcas desportivas.Social networking sites (SNS) are, nowadays, a digital communication tool that has gained a prominent place in the marketing strategies of companies as they promote proximity to users, allow the dissemination of products and brands use them as an information source. As SNS are an essential platform for brand promotion, there are more and more strategies involving brand ambassadors who are considered important opinion leaders and can serve as a form of advertising. In order to understand the impact that SNS can have on the consumer, the research focused on a case study. The German brand adidas was chosen in order to analyze its action in Portugal, and since it does not have national profiles in SNS, the goal was to understand what alternative strategies it uses in the Portuguese market and how the brand influences its consumer. To this end, a questionnaire survey was conducted for Portuguese consumers, distributed through e-mail and SNS; and interviews were carried out to four people: the communication and marketing manager of adidas, and three of the brand ambassadors in Portugal (one blogger and two youtubers). The conclusions of the study show that Portuguese consumers are influenced by SNS and consider it important that brands be present in these platforms. However, they continue to value more websites and stores as a way to get information, search before making a purchase or to see new products. Even so, it is possible to understand that the phenomenon of influencers is gaining ground with regard to their publications on SNS as a form of advertising and is clearly the future of marketing strategies in sports brands.porRedes sociaisMarketing digitalConsumidorMarketing desportivoInfluenciadoresPassa-palavraSocial networksDigital marketingConsumerSports marketingInfluencersWord-of-mouthA influência das redes sociais online na decisão de compra do consumidor : estudo de caso da marca Adidas em Portugalmaster thesis201986655