Costa-Ramalho, Susana2022-05-202022-05-202021-039789895471942http://hdl.handle.net/10400.14/37668Vivemos tempos globalmente dominados por moderna tecnologia, com profundo impacto na vida de cada um. O debate relativo ao seu impacto sobre o desenvolvimento infantil tem sido amplificado, particularmente por pais e educadores que receiam as ameaças que possam trazer à sua segurança e ao bem-estar físico e psicológico, assim como os prejuízos na dimensão relacional. Muito embora se observem mundialmente clivagens digitais, as tecnologias touchscreen misturam-se no nosso quotidiano de modo muito discreto e a grande maioria das crianças usa-as diariamente. Sob o pano de fundo da teoria ecológica de Bronfenbreener, procuramos olhar os resultados de estudos científicos nesta área, entendendo o desenvolvimento humano na interação da Pessoa com os seus contextos, dos quais fazem hoje parte – de modo inalienável – as tecnologias digitais. Ao invés duma perspetiva que entendemos como mais “cinzenta” – afirmando as nossas vidas como sendo globalmente controladas pelas tecnologias - situamos a escrita deste capítulo numa visão da criança como um sujeito em constante desenvolvimento, que se reestrutura e também recria o meio em que se encontra, caracterizando-se a interação entre o sujeito e o mundo pela reciprocidade e mútua interação. Pesando custos e benefícios, os investigadores da área, partilham – de modo geral – uma perspetiva: se formos capazes de proteger as crianças do pior que as tecnologias digitais podem fazer acontecer, ampliamos o seu acesso ao melhor e às vastas possibilidades que elas têm para oferecer. Sugere-se a adoção de uma visão menos tecnocêntrica em que, ao invés de considerar a tecnologia como uma característica definidora da vida das crianças do nosso tempo, pensemos sobre ela como uma das várias atividades em que as crianças se envolvem e que, tal como de todas as outras “partes” que preenchem o quotidiano e constroem o seu desenvolvimento, cabe aos pais/educadores escolher olhares e gestos atentos, responsáveis e sempre promotores de bem-estar.porTecnologias digitaisTouchscreenDesenvolvimento infantilCriançasBem-estarA utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos: breve olhar da psicologia do desenvolvimentoThe use of touchscreen technologies by children up to 6 years old: a brief look from developmental psychologybook part