Hortinha, PaulaGuerreiro, José Guilherme Pinto2024-05-072024-05-072024-02-012024-01http://hdl.handle.net/10400.14/44942In a rapidly evolving electronics industry, marked by the accelerating turnover of smartphones, this thesis explores the unexplored potential of refurbished smartphones in Portugal. Applying an experimental methodology, including a pilot study and a main study with 421 responses, the research reveals a more detailed understanding of two variables that are essential to comprehending consumer behavior in relation to refurbished smartphones: brand equity and price perception. The study's findings highlight the importance of brand equity for sales of refurbished products and its close relationship with pricing strategies. Notably, it was also shown that the customer's environmental consciousness had no significant effect on sales of refurbished products, indicating the predominance of economic factors in influencing consumer purchasing decisions. After all, environmental consciousness remains a low significant factor in buying refurbished smartphones in Portugal.Numa indústria eletrónica em rápida evolução, marcada pela aceleração do volume de negócios dos smartphones, esta tese explora o potencial inexplorado dos smartphones recondicionados em Portugal. Aplicando uma metodologia experimental, incluindo um estudo piloto e um estudo principal com 421 respostas, a investigação revela uma compreensão mais detalhada de duas variáveis essenciais para compreender o comportamento do consumidor em relação aos smartphones recondicionados: o valor da marca e a perceção do preço. Os resultados do estudo destacam a importância do valor da marca para as vendas de produtos recondicionados e a sua estreita relação com as estratégias de preços. De forma notável, foi também demonstrado que a consciência ambiental do cliente não teve um efeito significativo nas vendas de produtos recondicionados, indicando a predominância de factores económicos na influência das decisões de compra dos consumidores. Afinal, a consciência ambiental continua a ser um fator pouco significativo na compra de smartphones recondicionados em Portugal.engSustainabilityRefurbishedSmartphonesConsumersPurchase intentionsBrand equityPrice perceptionPrice ratioEnvironmental consciousnessCircular economySustainable consumptionSustentabilidadeRecondicionadosConsumidoresIntenções de compraValor de marcaPerceção de preçoRácio de preçoConsciência ambientalEconomia circularConsumo sustentávelThe rise of refurbished smartphones : the interplay between brand, price and environmental consciousnessA ascensão dos smartphones recondicionados : a interação entre a marca, preço e consciência ambientalmaster thesis203590341