Cardeal, NunoManuelito, Pedro2024-07-252024-07-252023-05-082022-12http://hdl.handle.net/10400.14/45868The COVID-19 pandemic and the social distancing measures adopted to contain it had an unprecedented impact on the world, resulting in an extensive and complex range of consequences. Firms were forced to adapt and the effectiveness of such responses constitutes a valuable topic for analysis. The present case study regards Wall´s, more specifically the firm’s activity in Portugal under the name Olá, describing how the health crisis impacted its core business and dissecting the subsequent strategic adjustments. Throughout times, Olá has witnessed brisk alterations in consumption patterns, demand and competition. COVID-19 worked as a catalyst, accelerating those changes and especially contributing to the industry’s digitalization. Ice cream consumption moments moved from out-of-home to in-home, a consequence especially dire to Olá, whose fuel resides essentially in its activity away-from-home. In that sense, the firm was forced to readjust its business, leveraging the increased segments and adapting the deceased ones. This case study, as a pedagogical instrument, aims to apply theoretical concepts into Olá’s real scenario, in order to understand the effectiveness of the managerial decisions behind the mitigation of the negative impacts and the leverage of opportunities.A pandemia COVID-19 e as medidas de distanciamento social adotadas para contê-la tiveram um impacto sem precedentes no mundo, resultando num amplo e complexo leque de consequências. As empresas foram forçadas a adaptar-se e a eficácia de tais respostas constitui um valioso tópico para análise. O presente estudo de caso, incide sobre a Wall's, mais concretamente sobre a atividade da empresa em Portugal sob a designação Olá, descrevendo como a crise sanitária afetou o seu negócio e dissecando os subsequentes ajustes estratégicos. Ao longo dos tempos, a Olá assistiu a rápidas alterações nos padrões de consumo, procura e concorrência. A COVID-19 funcionou como um catalisador, acelerando essas mudanças e principalmente contribuindo para a digitalização do setor. Os momentos de consumo de gelados passaram de fora de casa para dentro de casa, uma consequência especialmente nefasta para a Olá, cujo combustível reside essencialmente na sua atividade fora de casa. Nesse sentido, a empresa foi obrigada a reajustar o seu negócio, alavancando os segmentos que cresceram e adaptando aqueles que mais foram prejudicados. Este estudo de caso, enquanto instrumento pedagógico, visa aplicar conceitos teóricos no cenário real da Olá, de forma a compreender a eficácia das decisões de gestão tomadas para a mitigação dos impactos negativos e a alavancagem de oportunidades.engCOVID-19AdaptationFMCGCompetitive advantageResourcesCapabilitiesCompetitor’s strategic positioningDynamic capabilitiesConsumption patternsDigitalizationAdaptaçãoVantagem competitivaRecursosCapacidadesPosicionamento estratégico da competiçãoCapacidades dinâmicasPadrões de consumoDigitalizaçãoBusiness adaptive strategies in crisis : the case of OláEstratégias empresariais em tempos de crise : o caso da Olámaster thesis203300009