Fernandes, Vitor Joaquim ParedesFernandes, Tiago Tobias Cabral2019-12-022019-12-022019-07-192019http://hdl.handle.net/10400.14/28910A partir da temática “Anomalias Urbanas”, tema proposto no ano letivo em que este projeto se realizou, foi assumido do ponto vista conceptual, a criação de um álbum musical tendo como ponto de referência e de estudo, uma mudança geográfica para a cidade do Porto e o seu respetivo processo de adaptação à cidade. Sob uma perspetiva pessoal do criador/aluno, foi construída uma narrativa musical em simultâneo com o decorrer desse processo que consiste em 6 fases: entusiasmo/expetativa, realidade, resistência, aceitação, transformação e nova identidade. Foi também tido em conta as suas duas anteriores passagens pela cidade, onde viveu. Como método, foi realizado uma escuta atenta à sonoridade da cidade, através de uma escuta reduzida e de deep listening, procedendo à captação dos sons respetivos aos espaços onde o processo de adaptação decorreu, fazendo uso da técnica de field recordings. Posteriormente, fez-se a análise fisiológica desses sons e a uma exploração da sua plasticidade sonora com intuito de usá-los como elementos musicais como também, convertê-los em instrumentos virtuais para a composição e produção do resultado final, realizado apenas com esses sons recolhidos. O álbum é composto por 10 músicas, com uma duração total de 45 minutos e a sua produção foi feita com um laptop e com recurso ao software Live 9 da Ableton, onde foi procurado uma sonoridade abstrata e difusa, ancorada em técnicas de edição e manipulação inspiradas na música concreta. A partir deste trabalho, foi pensada e executada uma performance ao vivo de 15 minutos. Criou-se uma edição comercial em formato digital e em cassete, e a sua distribuição foi assegurada através da criação de uma editora, com o nome Otoopo, em conjunto com o colega do mesmo curso de mestrado, Francisco Mendonça. A editora tem um enfoque na música eletrónica e experimental, com objetivo de servir de plataforma de lançamento do álbum, assim como de outros futuros trabalhos, quer nossos, quer de outros artistas.porMúsica concretaMúsica eletrónicaEscuta reduzidaDeep listeningField recordingsSamplingOPOmaster thesis202296806