Orvalho, LuísaNonato, Susana2018-07-042018-07-042017Orvalho, L., & Nonato, S. (2017). Ensinar e aprender por módulos. In C. Palmeirão, & J. M. Alves (Eds.) Construir a autonomia e flexibilização curricular: os desafios da escola e dos professores (pp. 143-153). Porto: Universidade Católica Editora.http://hdl.handle.net/10400.14/25165Com esta comunicação, pretende-se divulgar a forma inovadora como a EPRAL-Évora desenvolve o currículo modular, de forma aberta, flexível e integrada, centrando a organização do ensino na promoção das qualificações baseadas em resultados de aprendizagem por projetos contextualizados aos perfis de saída dos cursos profissionais Técnico de Restauração, variante Cozinha / Pastelaria e Técnico de Restauração, variante Restaurante / Bar, na área de educação e formação 811- Hotelaria e Restauração. A avaliação predominantemente formativa e formadora utiliza, entre outras ferramentas e instrumentos, o e-portefólio reflexivo de evidências de aprendizagem, permitindo uma avaliação sistemática e criterial do processo e não só dos produtos, espelhando o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa, ao longo de um período de tempo e do ciclo de formação, em termos de conhecimentos, competências, atitudes e valores. Este é um exemplo de alguns outros “viveiros de boas iniciativas e práticas inovadoras” que urge divulgar para inspirar outras escolas que estão com sede de mudar.porEstrutura modelarProjetos integradoresEnsino profissionalEnsinar e aprender por módulosbook part