Araújo, Joaquim Machado deSousa, Ricardo Fernandes de2015-09-222015-09-222015-07-062015http://hdl.handle.net/10400.14/18313O presente trabalho é um Relatório Reflexivo Teoricamente Fundamentado e resulta da análise individual do percurso de vida do autor. O trabalho desenvolve-se tendo por base o método autobiográfico como método de investigação e aprendizagem profissional. Divide-se em três partes essenciais: a primeira parte descreve o percurso de vida pessoal e profissional do autor do trabalho; a segunda parte faz o enquadramento teórico sobre a Escola Privada Católica; e, por fim, a terceira parte analisa o projeto educativo do Colégio do Minho, uma Escola Privada Católica. O Relatório conclui realçando a pertinência da análise dos percursos profissionais, a sua aplicabilidade prática e os efeitos que podem surtir, especialmente em quem realiza a investigação. Realça, ainda, a necessidade de aprofundar o conhecimento através de estudos que permitam compreender como se materializa o projeto educativo de uma Escola Católica.This project work tries to be a theoretically founded reflexive report and it is the result of the personal analysis of its author´s life. The work is based on an autobiographical method of research and professional apprenticeship and it is divided in three parts: The first one describes the author´s personal and professional life; the second part tries to make the theoretic framing of the Catholic Private School and the last part makes the analysis of the Educational Project of " Colégio do Minho ", a Catholic Private School. The report emphasizes the analysis of the professional resources, its practical relevance and the problems which might occur during the analysis. It enhances the necessity of examining the knowledge deeply through sudies that make people understand how the Educational Project of a Catholic School works.porPercurso profissionalEscola CatólicaProjeto educativoProfessional courseCatholic SchoolEducational projectUma escola católicamaster thesis201491052