Oliveira, Júlia Fátima Domingues Basto deSantos, Rosa Maria Costa dos2022-04-052022-04-052020-11-182017-09http://hdl.handle.net/10400.14/37261O presente estudo pretende compreender o trabalho de projeto realizado num contexto educativo que desenvolve a Pedagogia-em-Participação, uma pedagogia que respeita verdadeiramente a criança permitindo-lhe “viver a experiência/vida, envolverse no processo de aprendizagem experiencial, dar significado à experiência, construir as aprendizagens, promover o desenvolvimento” (Oliveira-Formosinho, 2009a,b: 8). Esta perspetiva de Pedagogia de Infância implicou a identificação dos seus eixos de intencionalidade educativa, áreas de aprendizagem e dimensões pedagógicas. Esta investigação teve como base uma abordagem qualitativa, focada na investigação-ação e envolvendo todos os intervenientes (equipa educativa, crianças e suas famílias). A recolha dos dados e as reflexões realizadas ao longo do desenvolvimento da ação foram analisados e interpretados como forma de monitorizar e avaliar as aprendizagens realizadas ao longo do trabalho de projeto. O trabalho de projeto revelou-se uma importante dimensão para promover a participação das crianças e das suas famílias e, através da documentação pedagógica e da monitorização, foi possível entender as aprendizagens das crianças no caminho percorrido. Permitiu, ainda, uma reconstrução da práxis da própria educadora a partir de processos de aprendizagem profissional experiencial e de compreensão teórica de alguns pedagogos para melhor entender a relevância do trabalho de projeto enquanto promotor de construção de aprendizagens e conhecimentos nas crianças e de desenvolvimento profissional.The present study intends to understand the project work carried out in an educational context that develops Pedagogy-in-Participation, a pedagogy that truly respects the child and allows him "to live the experience/life, to get involved in the experiential learning process, to give meaning to experience, to build learning, to promote development" (Oliveira-Formosinho, 2009a,b: 8). This perspective of Childhood Pedagogy implied the identification of its educational intentionality axes, learning areas and pedagogical dimensions. This research was based on a qualitative approach focusing on the action-research and involving all participants (educational team, children and their families). The data collection and the reflections carried out during the action were analyzed and interpreted as a way to monitor and evaluate what was learned throughout the project work. The project work proved to be an important dimension as a promoter for the participation of children and their families and, through pedagogical documentation and monitoring, it was possible to understand children's learning during the project. It also allowed a reconstruction of the educator praxis based on processes of experiential professional learning and theoretical understanding of some pedagogues, and therefor leading to a better understanding of the relevance of project work as a learning and knowledge promoter for children, and also for professional development.porO trabalho de projeto na pedagogia-em-participação : revelando a aprendizagem das crianças e da equipa educativamaster thesis202730964