Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasMiguel, Sara Raquel Dionísio2018-10-022018-07-272017http://hdl.handle.net/10400.14/25745Esta investigação incide sobre o marketing social, tendo como objetivo compreender as vantagens da sua utilização através da perceção do impacto e da influência social que o mesmo origina nos públicos-alvo. O enquadramento teórico debruça-se sobre o marketing, o qual representa um conceito fundamental no processo de gestão e de comunicação de uma marca e que permite uma maior interação com a sociedade através das ferramentas do marketing mix. De acordo com as tipologias do marketing, entende-se que a ação do marketing social tem como prioridade a influência social, que diz respeito à mudança de comportamentos e atitudes por parte dos indivíduos face a um determinado problema ou necessidade social. O presente trabalho de investigação assenta num estudo de caso único exploratório, centrando-se na campanha Blood Store desenvolvida pela agência Torke CC para o canal televisivo FOX Portugal. Procuram-se assim respostas para a pergunta de partida colocada, Quais as vantagens da utilização do marketing social, de modo a criar influência social?, a partir dos resultados obtidos no trabalho empírico, percebe-se que a campanha se insere não só na tipologia do marketing social, como também comprova a sua eficácia em gerar influência social, visando assim a diminuição dos problemas sociais e o despertar para a sensibilização dos mesmos. O trabalho de investigação baseia-se no método qualitativo, realizado através do uso das técnicas de análise documental e de entrevista semidiretiva. O tratamento dos dados recolhidos foi efetuado através da transcrição das entrevistas, o que auxiliou na compreensão de respostas às questões de investigação e à pergunta de partida sugeridas no início do trabalho de investigação. Esta investigação permitiu verificar que o marketing, mais concretamente o marketing social, tem o poder de modificar atitudes e comportamentos. Mostrou ainda ter a capacidade de tornar visível a importância de determinados problemas sociais, tendo como base a influência social que a marca gerou através das estratégias delineadas pelo marketing.This investigation focuses on social marketing and its main goal is understanding the advantages of using this type of marketing by understanding the impact and social influence it has on individuals. The theoretical framework dwells on marketing, which represents a fundamental concept for the brand administration and brand communication processes that allows a wider interaction with society through the marketing-mix variables. According to marketing typologies, in a general understanding, social marketing’s activity focuses on social influence and changing individuals’ behaviours and attitudes when it comes to a certain issue or social need. This dissertation is based on a unique exploratory study case, the Blood Store campaign developed by the agency Torke CC for the FOX Portugal television channel. We are looking for answers to the key question, What are the advantages of using social marketing, as a way to create social influence?, through the obtained results from the empirical work, we can understand that the campaign is integrated, not only in social marketing’s typology, but also proves it’s effectiveness in creating social influence, aiming to diminish social problems and raising awareness to the fact that they exist. The investigation work is based on a qualitative method conducted by using the semi- structured interview technique. The handling of the collected data was executed through analysis grids that helped with the comprehension of the investigation questions and starting question suggested in the beginning of the investigation work. This investigation lead to the understanding that marketing, more specifically social marketing, has the power of modifying attitudes and behaviours. It further proved that this type of marketing has the capacity to make visible the importance of specific social problems, like an objective social perception, having as a base the social influence that the brand originated through the strategies outlined by marketing.porMarketingInfluência socialMarketing socialResponsabilidade socialMarcaSocial influenceSocial marketingSocial responsibilityBrandO poder do marketing na mudança de atitudes e comportamentos : estudo de caso de marketing socialmaster thesis201977729