Cardoso, Eduardo LuísPimenta, PedroPereira, Duarte Costa2015-11-142015-11-142008CARDOSO, Eduardo Luís; PIMENTA, Pedro; PEREIRA,Duarte Costa - Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo. Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos. Issn 1645-991. Vol. VI n.º 9 (2008), p. 163-182http://hdl.handle.net/10400.14/18615As tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino superior. A proposta de trabalho de investigação consistiu num estudo de caso visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AA nas IES. Foi definido como objectivo o desenvolvimento de um modelo de compreensão deste processo de adopção de tecnologias e sistemas de informação no suporte à prática lectiva, ao nível da pré-graduação. O modelo desenvolvido valoriza as influências e interacções entre o contexto institucional e as fases do processo de adopção de tecnologia e contempla a influência deste processo na evolução do próprio contexto institucional.Learning environments (LE), based in e-learning plataforms (eLP), have been presented with the potential to foster innovation and development in the teaching activitiy, at higher education institutions (HEI), supporting pedagogical contemporaneous approaches. In this context, constructivists learning environments, represent a general reference model for the design and development of learning environments in HEI. The research work was based in a case study. The data allowed a systematic and progressive refining of the research question and an analysis and interpretation process. A detailed model was proposed for the analysis and understanding of these processes of adoption and use of ICT in higher education, evidencing and caracterising its institutional context and the mutual influences between the innovation process and the context.porAdpção de sistemas de informaçãoPlataformas de e-learningInstituições de ensino superiorAmbientes de aprendizagemTICInformation systems adoptionE-learning platformsHigher education institutionsLearning environmentsICTAdoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processojournal article