Martins, Luís GustavoJoaquim, VítorSimões, Ana Sofia Amador2013-07-242013-07-242012-11-162012http://hdl.handle.net/10400.14/12086Este documento pretende apresentar todo o processo de produção relativo ao Projeto Final de Design de Som que se insere no contexto dos videojogos. Esta é uma área do audiovisual que tem vindo a expandir-se significativamente ao longo das décadas e, que por isso, merece um olhar atento. O som apresenta-se, atualmente, como um forte componente para a conquista da imersão do jogador no mundo virtual. Interatividade e adaptabilidade são os conceitos chave dissecados nesta dissertação. Pretende-se, assim, compreender qual a sua importância ao nível da jogabilidade, narrativa e transmissão dos estados emocionais pretendidos. É, ainda, levada a cabo uma análise histórica do som para este meio e das formas de produção e implementação nalguns trabalhos em concreto.porDesign de somInteratividadeAdaptabilidadeImersãoVideojogosSom para videojogos : interatividade, adaptabilidade e imersãomaster thesis