Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartLouro, Caroline Lourenço2024-02-212024-02-212023-12-122023-09http://hdl.handle.net/10400.14/44035Consideradas cada vez mais frequentes, imprevisíveis e importantes no século XXI, as mudanças organizacionais obrigam a uma adaptação constante dentro do mundo dos negócios. É, portanto, pertinente que, sendo a comunicação interna um dos pilares mais importantes para as organizações, a mesma também se adapte e procure manter o foco na construção de relações bidirecionais, sustentadas no apoio e encorajamento dos seus colaboradores, sempre baseada numa liderança positiva, motivadora e orientada para a visão e objetivos da organização. É, sobre esta temática que a presente dissertação procura compreender a forma como os decisores da NAOS Portugal percecionam os processos e esforços comunicacionais de mudança definidos pela liderança da organização, identificando os diferentes fatores valorizados e possíveis lacunas que possam ser encontradas. Neste âmbito, o quadro teórico da presente investigação foi construído com base na tríade «organização, mudança organizacional e comunicação interna», abordando numa primeira fase estes conceitos e depois outros que lhes sejam inerentes. A problemática em análise motivou uma investigação qualitativa, baseada esta na análise de dados exploratórios – através de uma análise documental e de entrevistas exploratórias realizadas a uma responsável de recursos humanos e à CEO da organização, respetivamente – e de dados primários – através de entrevistas junto de elementos decisores da NAOS Portugal. Os principais resultados da presente dissertação confirmam a constante necessidade de se apostarem em estratégias comunicacionais que sejam positivas tanto para a organização como para os seus colaboradores. No âmbito do processo de mudança organizacional verifica-se uma aprovação generalizada na forma como a mesma foi comunicada. Paralelamente, este estudo conclui que a comunicação interna é uma área com grande destaque dentro da NAOS Portugal que permite às suas equipas serem autónomas, motivadas e, acima de tudo, felizes. Reforça-se, assim, a existência de um reconhecimento das funções por parte dos decisores da organização como impulsionadores do seu bom funcionamento. Deste modo a comunicação interna tornou-se o aliado determinante para a mudança de hábitos organizacionais positivos para o bem-estar laboral.Considered increasingly frequent, unpredictable, and important in the 21st century, organizational changes require constant adaptation within the business world. It is, therefore, pertinent that, being internal communication one of the most important pillars for organizations, it also adapts and seeks to maintain the focus on building bidirectional relationships, supported by the support and encouragement of its employees, always based on positive, motivating leadership oriented towards the vision and objectives of the organization. It is on this subject that this dissertation seeks to understand how the decision-makers of NAOS Portugal perceive the change communication processes and efforts defined by the organization's leadership, identifying the different valued factors and possible gaps that may be found. In this context, the theoretical framework of this research was built based on the triad 'organization, organizational change, and internal communication,' addressing these concepts in the first phase and then others that are inherent to them. The theme under analysis motivated a qualitative investigation, based on exploratory data analysis – through document analysis and exploratory interviews with an HR collaborator and the CEO of the organization, respectively – and primary data – through interviews with the decision-makers of NAOS Portugal. The main results of this dissertation confirm the constant need to invest in communication strategies that are positive for both the organization and its employees. In the context of the organizational change process, there is widespread approval of how it was communicated. In parallel, this study concludes that internal communication is an area of great importance within NAOS Portugal, allowing its teams to be autonomous, motivated, and, above all, happy. This reinforces the recognition of the roles by the organization’s decision-makers as drivers of its effective operation. Thus, internal communication has become the decisive ally for the transformation of positive organizational habits for employee well-being.porOrganizaçõesComunicação internaMudança organizacionalNAOS PortugaOrganizationsInternal communicationOrganizational changeO papel estratégico da comunicação interna em processos de mudança nas organizações : caso em estudo : NAOS Portugalmaster thesis203475135