Estêvão, Carlos V.Lopes, José Manuel MartinsPinto, Ana PaulaGalvão, Artur IlharcoPinto, João Carlos OnofreLopes, Maria José FerreiraDias, Paulo C.Batista, Ricardo Barroso2025-11-172025-11-172025-11-06Estêvão, C. V., Lopes, J. M. M., Pinto, A. P., & Galvão, A. I. (Eds.) et al. (2025). Educação e cultura de paz: memória, verdade e perdão. (1 ed.) (Axioma Series in Pedagogy and Philosophy of Education; No. 5). Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia. https://doi.org/10.17990/AxiSeries/2025_059789726973980978972697397395a1cee0-d66b-4c02-8dee-a0e229d6ca00http://hdl.handle.net/10400.14/55676Este livro nasce da convicção de que a educação só cumpre verdadeiramente a sua missão quando se torna caminho de dignidade humana e de cultura de paz. No nosso tumultuoso contexto actual onde temos guerras, populismos, pós-verdade e novas formas de violência, estas páginas interrogam com lucidez e esperança o papel da escola, da universidade, das comunidades eclesiais e da sociedade civil na construção de uma paz justa e duradoura. A partir de três grandes eixos, memória, verdade e perdão, os autores abordam temas como a dignidade e os direitos humanos, as identidades e a interculturalidade, a reconciliação e a cura das memórias feridas, o exercício saudável do poder, a formação de professores para um estilo transformativo de educação para a paz, a crítica à “cancel culture”, o lugar da história da religião no ensino obrigatório, o combate à cultura do abuso e as formas de participação colectiva em sociedades democráticas. Do diálogo entre filosofia, teologia, pedagogia, história, ciências sociais e experiências concretas em diferentes países, emergem propostas exigentes e profundamente humanistas. Este volume dirigi-se à conclusão de que a aprendizagem pode ser factor de desenvolvimento, como a verdade pode sustentar a paz, como o perdão se torna força activa de justiça e reconciliação. Dirigido a educadores, investigadores, estudantes e a todos os que se preocupam com o futuro comum da Humanidade. Esta obra é uma sugestão para pensar, dialogar e agir para que a educação volte a ser, sem concessões, um acto nobre ao serviço da paz.porEducação e cultura de paz: memória, verdade e perdãobook10.17990/AxiSeries/2025_05