Barbosa, ÁlvaroCardoso, Jorge C. S.2010-11-192010-11-192005ARTECH 2005. 2° WORKSHOP LUSO-GALAICO DE ARTES DIGITAIS: nas fronteiras do imaginário. XIII Bienal de Cerveira, Fórum Cultural de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal, 27 Agosto, 2005 - Livro de Actas do Artech 2005, Vila Nova de Cerveira, Portugal. 8p.http://hdl.handle.net/10400.14/3528Quando estabelecidos sobre redes informáticas de longa distância os sistemas de criação musical colaborativos comportam um problema critico: a latência da rede, que é um impedimento à comunicação musical em tempo real. Num estudo recente, foi estabelecida a relação entre tolerância à latência e o ritmo musical. Este resultado emergiu de uma experiência levada a cabo pelos autores deste artigo, na qual foram aplicadas condições simuladas de latência de rede à performance de diferentes músicos enquanto tocavam temas clássicos de Jazz. O projecto Public Sound Objects – PSOs é um espaço musical partilhado na web, que tem constituído um paradigma experimental para implementação e teste de diferentes abordagens para a comunicação musical on-line. Este artigo descreve a implementação da última versão do sistema PSOs, incluindo uma componente para instrumentos de música em rede que incorpora a latência como uma funcionalidade de software, que adapta dinamicamente o seu ritmo à latência de comunicação medida em tempo real.porInstrumentos de música em redeLatência na Performance em Tempo RealInstrumentosMusicais Electrónicos com InterfaceDesacopladosComposição AlgorítmicaPerformance musical à distânciaColaboração MusicalMúsica PúblicaObjectos SonorosRitmo musical adaptável à latência de rede no sistema public sound objectsjournal article