Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima Engrácia AntunesFerreira, Sofia dos Reis Amorim2017-10-242017-10-242017-09-062017http://hdl.handle.net/10400.14/23180O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Tem como finalidade explanar o meu percurso ao longo dos diferentes contextos assistenciais evidenciando as competências adquiridas na área de especialização. O estágio incorporou dois módulos: O Módulo I – Saúde Infantil; e Módulo III – Serviço de Urgência Pediátrica e Neonatologia com um total de 500 horas, das quais 360 horas em contexto de prática e as restantes 140 horas de trabalho individual. Por ter os critérios necessários à creditação em contexto de assistência à criança e família com doença aguda e crónica, não realizei o contexto relativo ao módulo II – Serviço de Medicina/Cirurgia, que está refletida neste documento. Tendo em conta as competências propostas pelo plano de estudos, defini objetivos específicos para os diferentes módulos de estágio que foram concretizados através de atividades, que por sua vez se organizam de acordo com os quatro domínios de atuação do enfermeiro: Prestação de cuidados, Gestão de Cuidados, Formação e Investigação. As habilidades e competências, dos diferentes domínios, adquiridas na área da Enfermagem de saúde infantil e pediátrica ficaram demonstradas na assistência a recém-nascidos, criança, jovem e família, ao longo do estágio. A metodologia utilizada no documento é descritiva e critico-reflexiva suportada por pesquisa bibliográfica.This internship project arises in the sphere of the Curricular Unit of the Master’s Degree of Nursing in Infantile and Paediatric Health, from the Institute of Health Sciences of the Portuguese Catholic University – Oporto. Its main focus is to expound my experience in different care contexts, emphasizing acquired skills in the speciality area. The internship embodied two modules: Module I – Infantile Health; and Module III – Paediatric and Neonatology Emergency Service, totalling 500 hours, of which 360 were in a practice context and the remaining 140 as individual work. Module II – Medicine / Surgery Service was not realised in a practice context as I already possessed the necessary criteria for the crediting of Child / Family with chronic and acute illness Health Care, although it is reflected in this document. Bearing in mind the skills proposed in the studies plan, I defined specific objectives for the different internship modules which were carried out through activities, which, in turn, were organised in unison with the four professional performance domains of any nurse: Care Provider, Care Management, Training and Investigation. The skills and competences of the different domains acquired in the area of Nursing in Infantile and Paediatric Health were demonstrated through care given to new-borns, children, adolescents and family, throughout the internship. The recurred methodology is descriptive and critical-reflexive, based upon bibliographical research.porEnfermagemSaúde infantil e pediátricaCompetênciasNursingInfantile and paediatric healthSkillsRelatório de estágiomaster thesis201759535